O Documentário A Música Segundo Tom Jobim
13 de janeiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: divulgação no Caderno 2 de O Estado de S.Paulo, documentário de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim, Tom Jobim
Muitos sabem que “A Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, é a música mais tocada até hoje em todo o mundo, batendo os grandes e consagrados astros mundiais. Noticia-se que o documentário preparado pelo renomado cineasta Nelson Pereira dos Santos, que já tinha trabalhos anteriores com Tom Jobim, e a Dora Jobim, neta do excepcional compositor, só tem músicas, nenhum diálogo ou legenda. E no seu final aparece a frase do próprio Tom: “Só a linguagem musical basta”.
Previsto a sua estreia ao público ainda neste mês de janeiro de 2012, o documentário já foi visto, algumas cópias em versões preliminares, por cineastas e pela crítica especializada, inclusive no exterior. O jornalista Luiz Carlos Merten e o crítico Luiz Zanin Oricchio publicam no Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo do dia 12 de janeiro os seus artigos sobre o trabalho. Partes deles podem ser acessadas pelo: www.estadao.com.br/e/jobim
Tom Jobim e Nelson Pereira dos Santos
Estão presentes no documentário, Frank Sinatra, com Girl from Ipanema”; Elis Regina com Tom, cantando” Águas de Março”, Elizeth Cardoso, com “Eu Não Existo sem Você”; Agostinho Santos cantando “A Felicidade” (do Orfeu de Carnaval); Sarah Vaughan, com “Wave”; Gal Costa, com “Se Todos Fossem Iguais a Você”; e muitos outros. Não poderia faltar a contribuição de Vinicius de Moraes, um grande parceiro de Tom Jobim.
Algumas fotos e filmes foram aproveitados. O fecho é de Tom com Chico Buarque no final do Festival Internacional da Canção, com “Sabiá”, para dar a marca final do seu forte envolvimento com o Brasil. A crítica de Luiz Zamin Oricchio considera o documentário fundamental.
Com estas apresentações de canções, conta-se a história da contribuição de Tom Jobim, sem nenhuma necessidade de textos ou explicações adicionais. O documentário estava previsto para ficar pronto no ano passado, mas obter trechos vindos do Japão, negociações demoradas de direitos, tudo acabou demandando mais tempo que o previsto.
Mas tudo isto só aumenta a expectativa do grande público para apreciar este documentário que, pelos comentários já divulgados, excede as mais altas possibilidades, de forma criativa como a marca do grande gênio. Por enquanto, vai se apreciando o trailer que está disponível no site do Estadão, acima indicado.