Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Revista Online Highlighting Ajuda a Entender o Japão

14 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: número de fevereiro, os serviços japoneses, publicação mensal do Governo do Japão

01Ainda que muitas pessoas tenham resistências ideológicas pelas iniciativas governamentais em áreas que podem ser cobertas pelo setor privado, há que se admitir que o pouco que o Japão faz oficialmente na parte cultural está bem enfocada, atualizada e concisa na sua revista online Highlighting. De leitura agradável e interessante, não dá aquela impressão que os brasileiros costumam chamar de “chapa branca” e pode ser acessada facilmente pelo:

http://www.gov-online.go.jp/eng/publicity/book/hlj/index.html

No número deste mês de fevereiro de 2012, o seu artigo de capa bem como a maioria do seu conteúdo, refere-se aos serviços japoneses muito apreciados pelos estrangeiros, tendo o título “At Your Service”.

Como alguns exemplos dos serviços japoneses que começam a se internacionalizar, a matéria de capa refere-se a um garçom japonês que é o único estrangeiro trabalhando no tradicional Café de Flore, famoso em Paris por ter sido frequentado por artistas e intelectuais como Pablo Picasso, Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, que exigem tratamentos personalizados.

Mas também apresenta artigos dos serviços japoneses que estão se instalando no exterior, como uma padaria japonesa em Seul, a capital da Coreia. Ou o eficiente sistema japonês de entrega de encomendas da Yamato, que já opera em Cingapura, Xangai, Hong Kong e na Malásia. Além dos serviços de cabeleireiros japoneses que se ampliam na Ásia como no Brasil, como a Soho Hair. Bem como a rede de fast food japonesa Yoshinoya, que também já chegou a São Paulo.

Um exemplo dos recentes avanços tecnológicos japoneses na área da medicina também mereceu um artigo com o sistema de assistência ventricular do professor Setsuo Takatani, e começa a ser divulgado além dos setores especializados, junto à opinião pública. Como a diretora de cinema Naomi Kawase, que já está se tornando famosa, premiada diversas vezes em Cannes, e ainda pouco conhecida no Brasil.

Também apresenta artigos de relevância como o do suíço Dr. Silvain Guignard tocando um antigo instrumento musical japonês conhecido como Biwa. Ou o excepcional Museu de Raku, onde quinze gerações de artistas trabalham com este tipo de cerâmica que é queimado por unidade diretamente numa espécie de fogueira. Ou a produção de incensos de elevada qualidade, como os produzidos pelos proprietários do restaurante Rangetsu, que também está presente em São Paulo.

As matérias deste número do Highlighting de fevereiro dariam muitos artigos, pois todos eles merecem uma atenção mais profunda que podem ser acessadas diretamente.