Método Brasileiro Para Prever Efeitos Climáticos
20 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: Antonio Donato Nobre do Inpe, apresentações científicas e políticas, Folha de S.Paulo | 2 Comentários »
Segundo a Folha de S.Paulo, na sua seção de ciência, Antonio Donato Nobre, cientista do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, informa que foi desenvolvido o sistema denominado Hand, simples que permite as previsões de enchentes e outros desastres naturais. Ele integra informações topográficas, o Google Earth e a matemática para calcular áreas de risco de enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais.
O trabalho já teria sido apresentado em congressos científicos tendo sido publicado pelo prestigioso “Journal of Hydrology”, despertando interesse pela sua simplicidade. Também foi apresentado no Senado Federal e na Câmara dos Deputados do Brasil, tendo sido elogiado pelos políticos, mas nenhuma medida prática foi tomada para a sua utilização.
Antonio Donato Nobre e o ministro Marco Antonio Raupp
Usando imagens dos satélites, os softwares que delineiam as bacias hidrográficas, são feitas as previsões pelo sistema Hand para calcular a probabilidade de alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais, permitindo uma rapidez nos trabalhos e até previsões de suas possibilidades.
Com base nestes dados, podem-se mapear as áreas de risco médio e elevado, sendo utilizável para a agricultura e para a proteção do meio ambiente, com o uso do recente Código Florestal. Apesar do entusiasmo dos cientistas, e até dos políticos brasileiros, nenhuma medida prática ainda foi tomada para a sua utilização.
O novo ministro de Ciências, Tecnologias e Inovações, Marco Antonio Raupp, de formação tecnológica, que recebeu uma missão japonesa sobre o assunto, poderá dar maior importância ao que já existe no Brasil. Evidentemente, pode ser completado com os sistemas de lançamentos dos satélites bem como os próprios satélites que podem atender as mais variadas possibilidades.
O assunto, publicado pela Folha de S.Paulo, com matérias elaboradas por Giuliana Miranda, merece uma atenção mais detalhada, pois traz de forma simples e didática uma série de outras informações sobre o assunto.
A foto (à esquerda) apresentada nessa publicação é do atual secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Sr. Carlos A. Nobre.
Portanto, não é o Sr. Antônio Donato Nobre.
Favor verificar esse erro.
Cara Vanilde Medeiros,
Obrigado pela observação e segundo os nossos auxiliares, o erro já foi corrigido, mas havendo ainda dúvidas, favor nos avisar.
Paulo Yokota