Uma Intrigante Pesquisa Feita pela Boston Consulting Group
16 de abril de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: dados intrigantes, pesquisa do BCG – Boston Consulting Group, uma nota do The Economist | 4 Comentários »
O The Economist publicou uma intrigante nota referindo-se a uma ampla pesquisa de mais de 50 páginas efetuada pela considerada BCG – Boston Consulting Group, que deve ser acessada diretamente pelos que se interessam por estes assuntos, com o titulo de “Digital shopkeepers”. Refere-se à contribuição da internet para a economia de diversos países, mostrando que ela continua crescendo, mesmo com a atual crise, e que existem diferenças substanciais, e o Brasil ocupa uma posição desconfortável.
Os dados se concentram em dois períodos básicos, 2010 e uma previsão para 2016. A Inglaterra aparece no topo, com mais de 8% do PIB devendo superar 12% em 2016. Coreia, China, Comunidade Europeia, Japão, Estados Unidos e até o G20 aparecem bem. Mas o Brasil não alcança nem a metade da participação do G20.
O estudo completo apresenta uma série de dados interessantes que exigem uma análise mais cuidadosa. A primeira vista não corresponde a imagem que temos sobre a importância da internet no Brasil, principalmente nos seus efeitos econômicos, como os relacionados às vendas. Segundo a pesquisa, a mesma vem sendo utilizada no Brasil mais para relacionamentos sociais, sendo ainda inexpressivo do ponto de vista econômico.
Mas as demais informações contidas na pesquisa também não correspondem ao senso comum, mas tanto The Economist como o BCG – Boston Consulting Group são instituições que merecem credibilidade. Outros analistas mais especializados nestes assuntos podem ter a oportunidade para estudos mais profundos sobre estes dados.
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Obrigado pela menção.
Paulo Yokota
Infelizmente, o comércio via Internet carece de mais confiança do consumidor (no Brasil, é claro).
É triste, mas o maior grupo de e-commerce do Brasil é um dos campeões de reclamação no Procon. Eu mesmo não compro mais nada em sites como Submarino, Americanas ou Ponto Frio.Já tive problemas demais ou vi pessoas próximas tendo dor de cabeça.
Ou então a rede de logística é pouco confiável.Um amigo meu comprou um computador que chegou com peças faltando à sua mão.Logo descobriram: não foi a loja e sim um funcionário da transportadora terceirizada que roubou as peças.
Ele ia dar o computador de presente e demoraram mais de 40 dias para resolver.
Falando em comércio via Internet, sabiam que a Rakuten abriu uma filial no Brasil?
Caro Raphael,
Obrigado pelo comentário. Acredito que existem algumas razões que podem explicar algumas destas diferenças. Muito antes da internet já havia alguns países onde os catálagos eram importantes para as vendas. A logística em países de pequenas dimensões são mais fáceis. Mas existem neste estudo casos que são discrepantes. De qualquer forma a confiabilidade é importante, e na medida em que estas vendas se tornam relevantes, os aperfeiçoamentos são inevitáveis.
Paulo Yokota