Bebidas Alcoólicas Chinesas Provenientes do Arroz
14 de maio de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigo do China Daily, diferentes dos saquês japoneses, produções tradicionais, vinhos do arroz fermentado
Muito do que é conhecido do Extremo Oriente, constituído pela China, Coreia e Japão, tem raízes no primeiro país, com história e cultura mais antigas. Entre as bebidas alcoólicas derivadas das fermentações de diversos produtos, destacam-se as do arroz que, com variações, são comuns, chamando-se jiu em chinês, saquê em japonês e shu em coreano, mas que utilizam o mesmo ideograma. Um artigo publicado no China Daily refere-se ao Yellow Treasure, referindo-se à produção da bebida produzida com técnicas tradicionais em Shaoxing, na província de Zhejiang, onde se encontra água de boa qualidade.
O mês de abril é o que exige mais trabalho nesta região beneficiada por trinta e seis correntes cristalinas de água provenientes das montanhas que formam um lago, que se torna o coração desta bebida derivada da fermentação do arroz. Seus depósitos ficam repletos de vasilhames destas bebidas. Depois de prensadas as massas de arroz fermentadas num grande tanque de madeira, a bebida escorre através de tubos de bambu para estes vasilhames, deixando um doce aroma no ar.
O artigo informa que a qualidade da bebida depende do tempo em que permanece nas caves. Estas técnicas diferem pelos diversos países asiáticos e, na China, as mesmas são utilizadas há centenas de anos. Utilizam-se temperos de folhas de lótus, e os vasilhames são selados com barros. Estas técnicas são consideradas patrimônios nacionais.
A combinação de clima, água e massa de arroz fermentado exigem um complexo processamento, e o sucesso exige uma alta qualidade das matérias-primas utilizadas. Para os moradores da localidade, além de servirem para produzir as bebidas, são utilizadas na cozinha e como medicamentos, além de serem oferecidos como presentes.
Quando as flores estão se abrindo e as árvores ficam verdes, é hora de tirar os potes de massa de arroz fermentado durante o inverno e início da primavera. Após cerca de 90 dias de prensagens, filtragens e branqueamentos do arroz, os que trabalharam na sua produção têm como prêmio o doce cheiro das bebidas que vão percorrer o mundo.
Mas deve-se lembrar que no Extremo Oriente, além das bebidas alcoólicas decorrentes do arroz fermentado, existem outros derivados de féculas de várias origens que também fermentam, como os de sorgo, como o famoso Maotai chinês ou o shotchu japonês, ou de vários tipos de batatas, sendo todos de fortes conotações locais.