Veículos Sem a Intervenção dos Motoristas
28 de junho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: alternativas privadas, objetivo limitado e para 2020, projeto do governo japonês
Mais cedo ou mais tarde, prevê-se que os veículos poderão trafegar sem a necessidade da intervenção dos motoristas. Num detalhado artigo publicado pelo Daily Yomiuri Online informa que em menos de 10 anos os veículos poderão ser conduzidos sem o estresse dos congestionamentos e dos acidentes, principalmente para os motoristas idosos. O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do governo japonês realiza um projeto do sistema de autopiloto para direção automática em vias expressas sem a intervenção humana.
O projeto visa contribuir de forma significa para que os motoristas não fiquem fadigados, evitando acidentes e facilitando o tráfego. Escolhido o destino, haveria um acesso à via expressa e até a sua saída o veículo seria conduzida mecanicamente, tudo sendo controlado por um centro de forma automática. O governo está lançando o projeto com a participação de técnicos nos diversos aspectos envolvidos.
Com o que já existe no Japão, imaginava-se um sistema alternativo, sendo possível que também seja desenvolvido para o tráfego urbano. As principais vias já contam com células que identificam os congestionamentos, com o registro das velocidades dos veículos. Sensores podem ser colocados na frente, atrás e nos lados dos veículos de forma a não se chocarem com outros ou com as vias pelas quais podem trafegar. Há informações que a Google está tentando algo no mesmo sentido nos Estados Unidos.
Segundo declarações do ministério japonês, o sistema seria adequado para os idosos que tenham habilidades mais limitadas, evitando saírem das estradas. Os veículos teriam um radar para manter uma distância adequada dos demais veículos. Todas as informações sobre tráfego nas rodovias seriam fornecidas para os veículos. Todo o sistema deve estar completo em cerca de 10 anos.
Um dos problemas a ser enfrentado é da existência de uma pista exclusiva para estes veículos e suas interações com os demais. Em caso de eventual acidente, há necessidade de se identificar as responsabilidades.
O projeto está envolvendo algumas empresas privadas de automóveis, bem com discussões com centros de pesquisa.