Falta de Atenção da Imprensa Brasileira à Produção
30 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: Agroguia, informe publicitário, preenchendo lacunas, temas importantes para a agrobusiness
A reconhecida insuficiência de atenção da imprensa brasileira às atividades produtivas importantes no Brasil como a do agrobusiness acaba exigindo esforços especiais para o preenchimento das lacunas existentes. Destacando demasiadamente as atividades financeiras, os responsáveis pelos meios de comunicação social desconhecem que sem a produção, como do setor rural e industrial, o Brasil não poderia se desenvolver. Os setores financeiros e comerciais são importantes braços auxiliares das atividades produtivas, mas não há condições no país para viver da predominância de atividades financeiras como na Suíça, por mais importantes que elas sejam.
Um gritante sinal desta distorção é a necessidade de se elaborar um informe publicitário como o Agroguia, do Grupo Publique, uma publicação mensal que está sendo distribuído em São Paulo junto com a Folha de S.Paulo. A edição de julho traz importantes matérias sobre as preocupações ecológicas e sustentáveis do setor agropecuário, os desenvolvimentos tecnológicos que estão sendo introduzidos, os principais eventos nacionais que interessam a este setor, bem como esclarecedoras entrevistas sobre as atividades no oeste baiano, os problemas da pecuária com a seca, bem como os pensamentos dos novos dirigentes do setor, além de outras informações técnicas.
Numa entrevista de Paulo Roque com o empresário rural Walter Horita verifica-se que o grupo Horita iniciou uma média produção no oeste baiano, uma área que antes era explorada extensivamente por ser de cerrado. Emigrando do norte do Paraná, começou na região de São Desidério, na Bahia, com 1.210 hectares em 1984. Hoje explora seis unidades produtivas somando 150 mil hectares, com 85 mil hectares de lavouras. O entrevistado considera que a região é a mais conveniente para plantar, simultaneamente, soja, algodão e milho, sendo ela líder de produtividade mundial nestas três culturas.
Aponta, como em outras regiões agrícolas do Brasil, que as limitações decorrem da deficiência na infraestrutura. Ele está se preparando para plantar na safra 2012/2013 cerca de 42 mil hectares de soja, 34 mil hectares de algodão e 10 mil hectares de milho, quando plantou 46 mil de soja, 30 mil de algodão e 9 mil de milho. Conta com instalações para armazenagem como os seus beneficiamentos. Os setores que estão sendo ampliados exigem maiores tecnologias e despesas de custeio.
Outra entrevista foi efetuada por Paulo Roque com a jovem liderança do setor agronegócios, João de Almeida Sampaio Filho, cuja família dispõe de propriedades rurais em Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Participa de diversas entidades empresariais, informando que pesquisas genéticas é hoje uma prioridade para a melhoria da eficiência do setor. Destaca que o setor se preocupa com a sustentabilidade, efetuando mais do que seriam as metas para o Rio + 20.
Outras matérias interessantes abordam a suplementação do gado durante as secas, bem como as medidas que estão sendo tomadas para o controle de pragas em algumas culturas.
É evidente que um informe publicitário acaba expressando pontos de vista que interessam ao setor, como os eventos importantes no Brasil para o setor. No entanto, estas informações deveriam ser de interesse de todos os leitores dos meios usuais de comunicação, não exigindo esforços especiais para que sejam amplamente divulgados, pois são de interesse para toda a população brasileira.