História de Superação desta Olimpíada de Londres
30 de julho de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: ginasta irlandês, história de Kieran Behan, parece roteiro de cinema, sua qualificação para as Olimpíadas | 4 Comentários »
Ainda que o caso nada tenha com a Ásia ou a América do Sul, estas superações humanas acabam sendo lições universais, úteis para todos nestes dias das Olimpíadas de Londres. A história do ginasta irlandês Kieran Behan, publicada também no site da UOL, pode ser encontrada pela Google utilizando-se os meios usuais da internet, mostrando uma rara superação pela determinação, que chega à beira do fantástico. Depois de diversas tentativas, ele acabou conquistando a sua participação nas Olimpíadas, com antecedentes calando médicos que diagnosticaram que ele passaria o resto de sua vida numa cadeira de rodas.
Nascido em 1989 em Londres, quando tinha 10 anos foiencontrado um tumor benigno na sua perna. Com complicações na cirurgia para a sua remoção, acabou ficando numa cadeira de rodas, tendo retornado aos exercícios 15 meses depois. Não muito depois do seu retorno, não conseguia o equilíbrio, tendo se diagnosticado um dano no seu cérebro que não permitia a sua coordenação. No hospital afirmavam que ele não voltaria a andar, com o que ele não se conformava, e com a sua insistência conseguiu que sua mãe o retirasse da instituição para ser cuidado por ela em sua casa.
Kieran Behan
Depois de dois meses, recuperou-se para voltar ao treinamento, mas acabava sofrendo lesões comuns aos ginastas. Tentou diversas competições para se classificar, em Rotterdam, Berlim como em Tóquio, até com recursos próprios, pois não conseguia o patrocínio do Conselho de Esportes ou de Ginástica da Irlanda. Lavou carros e vendeu doces para conseguir os recursos necessários para as viagens e estadias.
Já em 2012 conseguiu no evento de teste preparatório para a Olimpíada de Londres, na modalidade de ginástica de solo, obtendo a melhor nota na sua execução final, conquistando finalmente um patrocínio oficial.
Toda a sua história de perseverança e determinação, não aceitando os diagnósticos efetuados, superando todas as suas limitações físicas e financeiras o tornaram um herói tanto do seu país como destas Olimpíadas, mostrando que muitas dificuldades e obstáculos podem ser superados.
Um exemplo para todos nós, a sua participação com sucesso certamente nestas Olimpíadas vai contar com a torcida de muitos, seus familiares e compatriotas, seus competidores como todos que admiram as lutas travadas por estas pessoas, que são muito mais que atletas. São lições de vida.
Que linda a história dele, um grande exemplo mesmo. ótimo texto.
Cara Anna Luiza,
Acredito que nestes eventos temos muitos exemplos que nos confortam a todos. Obrigado pela observação.
Paulo Yokota
Esse site é muito bom, gostei muito.
Cara Gabriela,
Obrigado. Continue prestigiando este site.
Paulo Yokota