Os Meios Digitais na Imprensa Mundial
10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigo fundamental da própria redatora chefe, o uso dos meios digitais na imprensa impressa, Valor Econômico
Se a própria redatora chefe do Valor Econômico, Vera Brandimarte, assina com Raquel Balarin o artigo hoje publicado, tratando das mudanças que se observam na imprensa mundial, o assunto do uso dos meios digitais só pode ser de importância fundamental. Ela participou da reunião realizada em Kiev, na Ucrânia, o 64º Congresso Mundial dos Jornais e o 19º Fórum Mundial dos Editores. Segundo o artigo, “os jornais terão que investir mais e mais em inovações em meios digitais, a despeito de os resultados financeiros obtidos nessas plataformas serem insuficientes para compensar as perdas de publicidade e receita da circulação nos jornais”. Segundo uma pesquisa efetuada pela Associação Mundial de Jornais com 150 veículos em todo o mundo, estas plataformas respondem, no momento, por menos de 10% do faturamento com publicidade.
O artigo lista uma série de exemplos que foram apresentados, mostrando que os jornais impressos procuram se adaptar à nova situação que se observa com a disseminação dos meios digitais. Num caso dos mais dramáticos, Greg Hywood, principal executivo da australiana Fair Media, reduziu de forma planejada a venda da edição impressa, fechando uma gráfica na qual tinha investido US$ 500 milhões, e ele informou aos participantes que está próximo de novos negócios. No New York Times, The Wall Street Journal e no Financial Times, que imprimem 700 mil exemplares diários, os assinantes puramente digitais já são 500 mil. Os jornais criaram o chamado “paywall”, que é a cobrança pelo uso das informações fornecidas pelos meios digitais.
Vera Brandimarte, redatra chefe do Valor Econômico
Segundo o artigo, “a mudança de mentalidade em relação ao conteúdo gratuito nos meios digitais ganhou força com o lançamento do iPad”, pois uma pesquisa indica que os usuários o veem como uma extensão do jornal impresso do que a web.
Na realidade, a web está sendo utilizada para mensagens e informações mais curtas e rápidas, inclusive pelos celulares, enquanto os que se interessam por leituras mais detalhadas da íntegra dos artigos acabam usando formas mais relacionadas com o iPad ou tablet.
O que parece evidente é que os jornais estão ampliando seu público com sua circulação eletrônica, pois a versão impressa conta com o problema da circulação para longas distâncias, enquanto as versões digitalizadas pagas atingem qualquer parte do mundo on time.
Para a simples elaboração de um site como este, assinamos alguns jornais, revistas e outras formas de comunicação social de todo o mundo, notadamente da Ásia, que chegam eletronicamente muito antes das versões impressas. Isto permite, em muitos casos, mesmos com as limitações de um simples site, que algumas informações sejam postadas muito antes do que os jornais ou revistas locais.
A boa notícia é que alguns jornais, na medida em que estão sendo colocados à disposição na forma eletrônica por assinaturas pagas, até as impressas estão sendo beneficiadas com o aumento das mesmas. No fundo, grandes transformações estão se processando, fazendo com que os profissionais que se dedicam a estas tarefas tenham também qualificações nos seus aspectos técnicos, para a melhor utilização dos meios digitais e eletrônicos.