Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uniqlo Percebendo as Diferenças dos Diversos Mercados

10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: asiáticos dos europeus e norte-americanos, Nikkei noticia as diferenças percebidas pela Uniqlo

As diferenças culturais acabam determinando comportamentos diversos nos mercados, principalmente quando se trata de moda. Segundo um artigo publicado pelo jornal econômico japonês Nikkei, a Uniqlo, a maior rede de lojas de confecções do Japão, visando enfrentar o desaquecimento do mercado observado na Europa e nos Estados Unidos, está procurando ampliar suas atividades na Ásia. O mercado asiático, mesmo com algumas diferenças pelos diversos países, apresenta maior semelhança com a japonesa, e os consumidores parecem preferir os produtos práticos e funcionais que são oferecidos por preços convenientes, como nas lojas da Uniqlo.

Isto está permitindo a ampliação de sua rede pelas Filipinas, pela Tailândia, China e Índia e somente neste ano de 2012, até o mês de agosto, a Uniqlo abriu 114 novas lojas no Japão. Isto visa compensar as dificuldades que estão encontrando na Europa e nos Estados Unidos, onde, além do desaquecimento da economia, parece que os hábitos dos consumidores de moda apresentam diferenciações que não estavam adequadamente previstas pela empresa. Mesmo que resultados estejam sendo atingidos em lojas de referência, como a loja da Quinta Avenida, em Nova Iorque, parece que adaptações serão necessárias em outras visando os norte-americanos como os europeus.

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Uniqlo na 5ª Avenida de Nova Iorque. Um dos presidentes da empresa, Tadashi Yanai

Os japoneses, como a maioria dos orientais, procuram vestir-se de forma uniforme com os produtos que lhes forem práticos, principalmente se forem de preços convenientes. Assim, a Uniqlo vem utilizando tecidos de alta tecnologia que ajudam a aquecer durante o inverno e outro que reduz a temperatura no verão, como já noticiamos neste site. Eles lançam uma linha completa de produtos a cada estação.

No caso dos europeus e inclusive parte dos norte-americanos, parece que muitos procuram se diferenciar dos demais, dando um toque pessoal e individual. Há casos em que evitam outras pessoas que vistam os mesmos produtos, salvo nos casos de jeans e camisas polos. Mesmo que não se trate de alta costura, muitos procuram de um toque que os diferenciem, notadamente nos detalhes e apetrechos adicionais.

O que o artigo ressalta é que redes concorrentes internacionais, como a H & M e a Zara, procuram lançar novos produtos durante a estação para serem apresentados em suas vitrines, de forma a atrair os clientes com novidades.

Como parece evidente que existem faixas de mercado para todos os gostos, a Uniqlo parece pretender renovar uma grande loja que tem em Nova Jersey, numa área de outlet que apresenta produtos mais baratos de grande consumo. Da mesma forma, parece que visam os subúrbios das grandes cidades norte-americanas.

Na Europa, a Fast Retailing, proprietária da rede Uniqlo, parece ter contratado um executivo de produtos de luxo como a Bally, de forma a reformular a sua estratégia naquele mercado. Isto parece interessante, pois tudo indica que a Uniqlo está procurando estender suas atividades para o Hemisfério Sul, cujas estações são diferentes das do Norte, e cujos hábitos tendem a acompanhar as europeias, com novas adaptações e inovações.