Presença de Nikkeis no Suplemento PME do Estadão
29 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: destaques das contribuições de nikkeis, empreendedorismo estimulado pelo Sebrae, franquias, suplemento Estadão sobre Pequenas e Médias Empresas
Pode ser mera coincidência, mas no suplemento de hoje que acompanha o jornal O Estado de S.Paulo relacionado com PME – Pequenas e Médias Empresas há um destaque para depoimentos de empresários nikkeis. Em um deles, Roberto Kazuyoshi Machida, informa que escolheu com seus parceiros Daniel Yamada e Jhonson Huang instalar um quiosque do modelo “street”, uma franquia para explorar a venda de bebidas, depois de sete meses de análises. O suplemento recomenda a cuidadosa escolha da rede, da localização do empreendimento, o suporte que recebe do franqueador, e o relacionamento com os administradores dos centros comerciais.
Num outro depoimento, Roberto Hideki, que abastece 25 lojas da rede Pão de Açúcar com frutas, legumes e verduras orgânicas, conta sobre o treinamento que recebeu nos Estados Unidos da rede, para optar pelos produtos orgânicos, que seu pai já tinha optado, diante dos problemas criados pelos agrotóxicos para si e seus empregados, e naturalmente para os seus consumidores. Há ainda um depoimento de Robinson Shiba, que é um franqueador do grupo Trend-Foods que opera atualmente com a rede China in Box e Gendai, entre outros.
É muito interessante que Robinson Shiba informe que já teve 13 negócios simultaneamente, sendo que em onze ele não obteve sucesso, mas está ampliando uma franquia chamada Brevitá para a culinária italiana e Owan para a cozinha oriental. Isto mostra que no empreendedorismo muitas são as tentativas que acabam enfrentando dificuldades, mas na persistência pode-se obter sucesso.
O suplemento relata outras experiências mostrando que o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Médias e Pequenas Empresas está ativo, promovendo uma série de eventos para estimular o empreendedorismo, acreditando que muitos obterão sucesso, criando empregos e valor agregado, ainda que haja também fracassos.
O segmento das pequenas e médias empresas é importante em todos os países do mundo, e as iniciativas que se multiplicam no Brasil usam muitas vezes o mecanismo das franquias, que quase sempre fornecem o suporte mínimo necessário, reduzindo os riscos destes empresários.
Muitos são os segmentos sugeridos, principalmente de novos mercados que estão se ampliando no Brasil como de produtos voltados para a nova classe média, bem como os idosos que estão aumentando percentualmente na população brasileira. Os produtos naturais, sem agrotóxicos, continuam com a demanda em crescimento, pois a população está mais preocupada com a sua saúde, bem como o consumo moderado de vinhos.
Evidentemente, todos os negócios apresentam riscos, mas os mesmos podem ser minimizados com as orientações adequadas proporcionadas por organismos como o Sebrae que está sendo gerido pelos empresários, contando com o apoio firme do governo.