Vídeo no Site do Valor Econômico Sobre Robótica
26 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: legenda em português, produzido pelo FT, robótica na ajuda aos seres humanos, vídeo no site do Valor Econômico
Um interessante vídeo está sendo divulgado no site do Valor Econômico mostrando que a Toyota está se empenhando na produção de robôs para atividades que vão além das linhas de montagens de automóveis. O vídeo produzido pela FT em Nagoya, no Japão, mostra que os mesmos ajudam pacientes que têm dificuldades motoras a efetuar seus movimentos. Com o aumento de idosos com problemas entre os japoneses, a Toyota está caminhando no sentido de ajudar nos tratamentos médicos, além de exercer atividades que seriam dos chamados helpers, mas que tendo suas próprias personalidades teriam dificuldades de atender permanentemente as vontades dos pacientes.
Estes vídeos podem ser acessados diretamente entrando no site do Valor Econômico que é http://www.valor.com.br/ , e poderá ser localizado facilmente no setor que trata dos mesmos. Como algumas falas estão em japonês, há legendas em inglês, e o jornal tornou disponível também o conjunto todo em português, dando o devido crédito para FT.
Outras informações de variadas fontes informam que muitos robôs já estão sendo utilizados em cirurgias, com grande precisão e cuidado, mas o seu emprego necessita de aprovação das autoridades de cada país, como os medicamentos.
Tudo indica que os robôs não terão necessidade de possuírem formas humanoides, como costuma aparecer em diversos meios de comunicação, mas podem ser apresentados nestas formas para se tornarem mais amigáveis para os pacientes que possuem poucos contatos humanos.
Evidentemente, além dos problemas meramente físicos, muitos pacientes necessitam de calor humano, e como a carência de recursos humanos para tanto estão ficando cruciais, o Japão vem autorizando estrangeiros que tenham capacidade de se comunicar no idioma japonês, com destaque para filipinos e indonésios.
Os diversos desafios que estão sendo apresentados por um número cada vez maior de idosos em todo o mundo que, infelizmente, demandam mais serviços médicos e correlatos, acabam estimulando outros setores da atividade econômica a produzirem equipamentos adequados para tanto, utilizando o que já se conhece nos setores industriais.