Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dia dos Namorados no Japão

5 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: diferenças com o Dia dos Namorados no Brasil, explorações comerciais, o Valentine’s Day no Japão | 2 Comentários »

Como é sabido, na maior parte do mundo, o chamado Dia dos Namorados no Brasil é o Valentine’s Day que é comemorado no próximo dia 14 de fevereiro. No Japão, o seu significado é um pouco diferente, e decorre somente de um objetivo comercial dos fabricantes de chocolates. O suplemento Insight do Japan Today esclarece que ele não decorre de um objetivo romântico. Há possibilidade de um rapaz receber um lote de chocolate das colegas funcionárias, até de pessoas que o odeiam. É o chamado “giro-choco”, algo chocolate de obrigação, que só apresenta o lado comercial dos seus fabricantes, que adaptaram um costume diferente do Ocidente.

Segundo a jornalista Chris Betros que escreveu o artigo publicado no Insight a Morozoff, famosa fabricante internacional de chocolates, teria introduzido o Valentine Day’s no Japão em 1936, e novamente depois da guerra em 1952. No Japão, os homens não têm o costume de presentear as namoradas com os chocolates, mas se as mulheres só presenteassem os namorados ou maridos os volumes seriam pequenos. Daí a ideia de marketing criando a obrigação das mulheres presentearem todos os seus colegas com um chocolate, sem nenhuma conotação romântica.

chocolates

Como uma espécie de compensação, os marqueteiros criaram também o chamado Dia Branco, que será no próximo dia 14 de março. Podem ser chocolates, flores ou outros presentes, dentro do costume japonês chamado “sanbai-gaeshi”, algo como devolução pelo triplo do valor.

Os japoneses, sempre que recebem um presente, ainda que de forma simbólica, se sentem na obrigação de retribuí-lo. Num casamento, por exemplo, os presentes dos convidados são dados num envelope, em dinheiro vivo e novo. Em compensação, na saída da festa, recebem uma sacola com algumas lembranças. Até nas cerimônias fúnebres são dadas, num envelope que representaria uma ajuda para as despesas, uma quantia que depende do status do amigo, e costuma-se receber no fim da cerimônia algo, normalmente simbólico, como uma toalha ou algo semelhante.

No Japão, todas as datas festivas do Ocidente, notadamente dos Estados Unidos, acabam sendo aproveitadas para promoções comerciais, como o Halloween, o Natal ou o Dia de Ações de Graça. E sempre as grifes internacionais acabam sendo oferecidas, com a devida antecedência, constituindo um dos itens importantes das vendas das famosas lojas de departamento.

Observa-se, também, que existem formalidades, como a de se utilizarem as lojas mais famosas e consagradas, para sinalizar que o presente é de qualidade comprovada. Há empresas que adquirem seus presentes para pessoas gratas, adquirindo destas lojas as sacolas como os papeis de embrulho, para comprovar o status.


2 Comentários para “Dia dos Namorados no Japão”

  1. Priscila
    1  escreveu às 09:12 em 15 de maio de 2014:

    Que doidera as diferenças culturais entre o Brasil e outros países do mundo! Eu descobri um artigo interessante também sobre as diferenças do Dia dos namorados pelo mundo e achei bem engraçado! Enfim, seja quando for o importante é festejar o amor né?!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:03 em 15 de maio de 2014:

    Cara Priscila,

    Como neste caso existem muitos costumes diferentes dependendo dos países. Obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota