Futebol de Robô para Interessar pela Engenharia
12 de março de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigo no Asahi Shimbun, invenção japonesa, jogo de futebol de robô para estimular estudos de engenharia
Um interessante artigo foi publicado por Keiko Sugiyama no jornal de grande tiragem no Japão, o Asahi Shimbun. Um jogo de futebol de robô controlado por rádio está sendo oferecido como um kit de automontagem para estimular as crianças a desligarem as televisões e jogarem uma contra outra usando um computador. 16 crianças do ensino fundamental utilizaram ferramentas, parafusos e porcas para montar os jogadores de robô de plásticos, num centro para estímulo de várias vocações. Elas trabalhavam na montagem de placas para os robôs, que empurravam a bola com seus pés a fim de colocarem no gol.
Os robôs, como os humanos, tinham que determinar o ângulo para definir a trajetória da bola. Os robôs podiam driblar os adversários. Um menino de dez anos informava: “a parte mais interessante é a forma como posso fazer alterações para ajustar os chutes exatamente como quero”. A empresa IAI de Shimizu Ward, Shizuoka que tem uma indústria de brinquedos de plástico está muito ligada ao futebol do Japão.
Foto: Asahi Shimbun)
Os gestores da empresa adquiriram os direitos do nome do estádio do Shimizu S-Pulse, um clube da Liga Japonesa de Futebol. Os minirrobôs têm duas rodas e podem ser dirigidos por controle remoto. O presidente da empresa IAI, Toru Ishida, 66 anos, estava desconfortável com a forma como as crianças estavam gastando o seu tempo de lazer.
Ele pensou o que poderia ajudar no desenvolvimento das crianças das quais depende o futuro do Japão. Este minirrobôs permitem experimentações e jovens engenheiros também podem aprimorar as suas habilidades de trabalhos em equipes. Eles compartilham sentimentos e com interesse no processo de fabricação também desenvolvem a sua capacidade de pensar.
Inspirados neste exemplo, três outras empresas locais, a Kyoritsu Eletric, a Tokai Yozai e SUS Corp se associaram para a venda destes kits, bem como fornecendo ideias promocionais. O kit custa cerca de US$ 100, e a sua venda já está sendo realizada pela internet.
Um jovem construtor que participou do evento promocional, que estava interessado na competição, acabou se relacionando com novos amigos e encontrou um novo objetivo para seus trabalhos.
Um kit desta natureza certamente faria sucesso no mundo como no Brasil, onde existem muitos interessados em jogos de futebol, e onde as crianças necessitam de estímulos para desenvolver suas habilidades.