Crescimento Mundial do Consumo de Macarrão Instantâneo
26 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigo no Nikkei, crescimento no mundo emergente, preparações rápidas, superação de 100 bilhões de porções
O jornal econômico japonês Nikkei noticia que, segundo dados da Associação Mundial de Macarrão Instantâneo que conta com 175 produtores nas mais variadas partes do mundo, no ano passado a suas vendas globais chegaram a superar a 100 bilhões de porções, com valores que superam a US$ 100 bilhões. A primeira pesquisa destes dados foi de 1997, informando-se que em 15 anos cresceram 150%.
O crescimento é particularmente notável no mundo emergente, sendo que na Índia chegou a 24% sobre o ano anterior, e no Brasil a um aumento de 8%. A China é onde mais se vende, tendo chegado a mais de 44 bilhões de porções, seguido da Indonésia com 14,1 bilhões e o Japão com 5,4 bilhões. Os dados mostram que na Índia, nos últimos cinco anos, passou de 1,5 bilhão para 4,4 bilhões de porções, enquanto no Vietnã cresceu 20% e 40% na Tailândia.
Uma das razões que determinaram estes crescimentos acentuados é que estes produtos são práticos, bastando que seja adicionada água quente, e se for da preferência dos consumidores, alguns ingredientes adicionais como legumes ou carnes já preparadas.
Como muitas mulheres passaram a trabalhar fora de casa, estes tipos de produtos semipreparados acabam atendendo suas conveniências para refeições ligeiras. Ou podem enriquecer alternativas a outros pratos. Também a melhoria do nível de renda de muitas populações emergentes estão determinando seus aumentos de consumo.
As empresas japonesas estão presentes em diversos países, como nos Estados Unidos, no Brasil e no Vietnã. Como a população mundial está estimada em 7 bilhões de habitantes, chega-se a média mundial de 14,4 porções por ano por habitante.
O maior consumo per capita está na Coreia do Sul, país que atinge 72,4 porções/ano por habitante. Naquele país, o macarrão instantâneo está sendo utilizado junto com outros pratos frequentemente.
Os que imaginam que estes produtos são somente de consumo popular podem estar enganados. Na primeira classe de um voo para o Japão, cheguei a apreciar um destes macarrões instantâneos, mostrando que existe uma ampla variedade, alguns com elevada qualidade.