Golden Week no Japão
28 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: aumento do turismo interno, intensidade de turismo, redução das viagens para o exterior, sequência de feriados até 6 de maio, situação econômica e cambial
Uma tradição que vem desde o período em que as férias regulares dos assalariados não eram comuns no Japão, sempre as sequências de feriados era aproveitada para viagens. Como o Natal não é uma data significativa naquele país, o Ano Novo costumava ser alongado, permitindo que muitos japoneses que trabalhavam nas grandes metrópoles pudessem visitar seus familiares nas regiões de onde provinham. Isto vinha diminuindo, mas depois dos desastres de Fukushima parece que os japoneses sentiram a necessidade de retomar seus relacionamentos familiares. A segunda sequência mais importante sempre foi o chamado Golden Week, que se estende do final de maio para começo de junho, quando existem alguns feriados que são aproveitados para turismos internos e externos, quando multidões aproveitam no mínimo uma semana para viagens. Inclui o Dia dos Meninos que é comemorado com figuras de peixes que ficam ao vento.
Neste ano, o próximo dia 6 de maio também é considerado feriado, pois quando alguns caem nos dias de semana são transferidos para a segunda-feira seguinte, para evitar o que os brasileiros denominam ponte, ou seja, que mais um dia útil seja utilizado para a folga. Portanto, desde este fim de semana até o próximo, incluindo 6 de maio, será aproveitado para estas excursões que estão estimadas para envolvem cerca de 22,7 milhões de japoneses, segundo as estimativas da JTB – Japan Travel Bureau, a principal agência que trabalha com estas viagens, conforme artigo publicado no Japan Times. Seria o recorde em número desde quando se dispõe destas estatísticas, envolvendo mais de 17% de toda a população japonesa.
Aeroportos, estradas e estações ferroviárias lotados durante o golden week
O artigo informa que a estimativa para este ano é o aumento de turismo interno, possivelmente diante das incertezas que ainda cercam a economia em todo o mundo, e pela forte desvalorização do yen que torna as viagens para o exterior mais custosas. Estas estimativas estão baseadas nas reservas que são feitas com muita antecedência, pois todos os meios de transportes ficam lotados, como os hotéis e outras acomodações e atrações para os turistas.
Os valores que os turistas pretendem gastar também estão estimados para serem superiores aos dos anos anteriores, indicando que devem ser reflexo do otimismo com a recuperação econômica que está ocorrendo com o atual governo, dentro da política que estão chamando de Abeconomics, utilizando o nome do primeiro-ministro.
Estes dados são significativos, pois a população japonesa como um todo já está em declínio, com número de idosos cada vez maior.