Importância das Pesquisas no Brasil
22 de maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: efeitos sobre os transgênicos, pesquisas da Embrapa, retornos elevados
Um artigo publicado por Tarso Veloso no Valor Econômico informa sobre importantes descobertas efetuadas na Embrapa pela bióloga Juliana Dantas de Almeida. O artigo informa que foram patenteadas pelo INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, duas tecnologias, ambas chamadas “promotores” dos genes, uma que concentra nas folhas das plantas a presenças de proteínas transgênicas, chamadas “promotor específico”. E outra, denominada “promotor constitutivo”, que permite a manifestação da transgenia em toda a planta, mas menos intensa que o exemplo da soja RR – Round Ready, resistente ao glifosato.
Como se sabe desde que a Monsanto introduziu o RR, 90% das lavouras de soja no Brasil e nos Estados Unidos utilizam o transgênico, apesar da resistência de alguns consumidores. Com as novas descobertas, estas restrições sofrerão uma grande queda, por não envolverem as raízes e os grãos das plantas. Utilizando-se o promotor específico, somente a folha terá a capacidade de coibir o fungo que provoca a ferrugem.
Juliana Dantas de Almeida
A Embrapa vem sendo a instituição de pesquisa das mais importantes no Brasil, onde o setor agropecuário é relevante. Os investimentos feitos nesta instituição vêm proporcionando retornos que não só beneficiam o país, como seus conhecimentos estão sendo utilizados para ajudar países no exterior, como na África.
Com isto, contribui-se com a humanidade para minorar os problemas da fome, fornecendo sementes de elevada qualidade que se ajustam às diferentes áreas destinadas à sua produção. Hoje, a soja é possível de ser produzida desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão, tornando o Brasil um dos mais importantes supridores internacionais deste produto.
A soja, sabidamente, contribui como importante fornecedor de proteína, além de servir como produtor de óleo comestível de boa qualidade. Serve também como ração e o seu consumo humano é elevado, começando da Ásia e se espalhando pelo mundo.
Uma cooperação nipo-brasileira ajudou a transformar o cerrado brasileiro, que era explorado extensivamente, numa das melhores áreas de cultura intensiva, onde mais que uma safra pode ser obtida por ano. O papel da Embrapa neste desenvolvimento foi vital.
O que se espera é que instituições semelhantes sejam multiplicadas no Brasil para mantê-lo competitivo, utilizando todos os recursos naturais disponíveis com elevada eficiência.