Babosa Como Planta Medicinal Aloe Muito Utilizada no Japão
18 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: constatação na exposição do New York Botanical Garden, cuidados na sua utilização, inclusão de informações do naturalnews, WebTown reproduz artigo do site istoejapao | 2 Comentários »
Mantendo uma intensa colaboração com o site www.web-town.org/ publicado no Japão, voltado para os brasileiros residentes naquele país, e encontrei um artigo que reproduz outro dos muitos postados naquele país como o do www.istoejapao.com/2p=1681 que informa o intenso uso de produtos que utilizam o aloe, ou seja, a babosa muito conhecida no Brasil. O último artigo inclui informações de Mike Adams sobre os benefícios para saúde com aloe vera do www.naturalnews.com, mas também encontrei na exposição sobre plantas medicinais no New York Botanical Garden, como já postei neste site. Como todos os medicamentos, mesmo os de origem vegetal, sempre é conveniente que um médico seja consultado para o seu uso.
Realmente, é impressionante a quantidade de produtos disponíveis no mercado japonês que possuem a babosa como matéria-prima, como pode ser constatada nestes artigos citados, bem como a lista das propriedades a ela atribuída. Na exposição do New York Botanical Garden, apresentada atualmente, constata-se a elevada quantidade de plantas que são conhecidas no cotidiano que, contendo princípios ativos constatados por pesquisas científicas, muitos povos utilizam como medicamentos. A biblioteca daquele Botanical Garden apresenta muitos preciosos e raros livros antigos, quando a medicina ainda só encontrava plantas que eram utilizadas como medicamentos. Eram conhecimentos transmitidos oralmente como ainda fazem muitos indígenas brasileiros, ou de outros países e continentes.
No Ocidente, a Alemanha é um dos países que mais utilizam os produtos fitoterápicos, mas no Oriente, a maioria dos países, começando pela China, costuma contar com produtos derivados das plantas como principais medicamentos até hoje. Muitos dos seus princípios ativos hoje são extraídos industrialmente, mas é comum encontrar verdadeiras “farmácias” com elevado número de gavetas onde estão depositadas folhas e flores, que combinadas adequadamente são fornecidas para os clientes, para serem usados normalmente como fontes para os chás.
Também no norte e nordeste brasileiro encontram-se estas plantas medicinais e os migrantes daquelas regiões que moram mesmo em São Paulo são seus usuários, encontrando-se algumas bancas especializadas em locais como o Ceagesp. Os japoneses são contumazes consumidores destes tipos de produtos, principalmente na forma de bebidas, quando considerados benéficos à saúde, notadamente quanto tem a fama de serem afrodisíacos.
Como qualquer medicação, sempre se recomenda consultas ou prescrições médicas, pois alguns destes produtos podem ter efeitos colaterais em muitas pessoas. O Brasil com sua rica biodiversidade conta com muitas plantas reconhecidas como medicinais por pesquisas científicas ou conhecimentos populares. Muitas oportunidades empresariais podem ser encontradas com pesquisas complementares que sejam efetuadas, com recursos disponíveis como na Finep para projetos bem elaborados.
Os hábitos conhecidos como dos japoneses e outros asiáticos podem multiplicar estas oportunidades no Brasil, gerando empregos como valor adicionado, além de contribuir para a melhoria da saúde da população.
Grata pela menção! Parabéns pelo seu artigo, completo e esclarecedor!
Cara Nilza Yoshida,
As minhas mais efusivas felicitações pelo seu brilhante trabalho.
Paulo Yokota