Brasil Está Virando Moda no Mundo
5 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: a Copa do Mundo e as Olimpíadas, classificação do futebol japonês, o artigo no Nikkei, os aspectos fortes
Ainda que os investimentos brasileiros nas preparações da Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas sejam volumosos, um artigo publicado no jornal econômico japonês dá uma mostra que o Brasil está entrando em moda no mundo. Com a classificação da seleção japonesa de futebol, como a primeira que participará da Copa do Mundo e inaugurará a Copa das Confederações em Brasília, parece mais natural que do longínquo Japão pode se esperar um elevado número de turistas. Mas isto não está ocorrendo somente naquele país, como no mundo. E também o Brasil é conhecido por outros esportes hoje, como voleibol masculino e feminino.
Muitos são os motivos que estão favorecendo este movimento. No mundo globalizado, as culinárias e bebidas brasileiras ganharam um impulso grande, e tanto o churrasco como a caipirinha já se tornaram universais, tanto que são servidos em muitos locais que acabam sendo disputados, até para reservas antecipadas. A moda informal do Brasil, inclusive as alpargatas, ganhou espaço no mundo, notando-se falsificações e pequenas variações para atenderem principalmente os jovens nos dias quentes do mundo de clima temperado, no que é reforçado pelo biquíni apreciado pelas jovens que desejam mostrar os seus atributos.
Churrasco no Barbacoa, em Tóquio / Alpargatas e biquínis.
Joyce e Sergio Mendes: exemplos de sucesso no exteior
Parece que as roupas utilizadas por todos estão se tornando menos formais, e são poucos, até os restaurantes de luxo, que exigem nos dias quentes o uso do paletó e gravata. Assim, a fashion brasileira que sempre foi conhecida como informal, esportiva e descontraída está ganhando maiores espaços, que necessitam ser aproveitados pelos designers brasileiros que são bem aceitos no exterior.
O futebol é sem dúvida o esporte mais popular no mundo e, ainda que o praticado no Brasil não seja hoje a da melhor qualidade, jogadores brasileiros estão em todo o mundo, recebendo ovações como na apresentação do Neymar no Barcelona. O Brasil necessita ter maior consciência para usar estas personalidades mundiais, como foi Pelé, para colocar seus produtos no mercado mundial, e não somente promover marcas esportivas consagradas.
Algumas bebidas de frutas tropicais, como o açaí, já ganharam o mundo, mas existem muitos outros que podem ser colocados no mercado internacional, aproveitando a biodiversidade brasileira. O Brasil é conhecido pela Amazônia também, e observa-se que a água de coco servida nos Estados Unidos não possui o paladar do brasileiro. Os sorvetes de frutas brasileiras possuem boas chances para entrar na onda. Foi possível observar num restaurante de luxo de Nova Iorque que estão usando produtos derivados da mandioca, também conhecidos como tapioca.
Outro ponto de destaque é a música brasileira, sendo que a bossa nova ampliou o seu mercado no exterior. Todos os artistas conhecidos da MPB – Musica Popular Brasileira fazem talvez mais sucesso no exterior que no próprio país. Por onde se percorre no mundo sempre se notam algumas músicas brasileiras sendo tocadas, das mais consagradas às mais atualizadas.
O que parece é que o mundo está cansado de problemas e visões pessimistas. O otimismo brasileiro, sua forma de ser descontraída, enfrentando com trabalho, mas também com lazer, as limitações que todos têmm, parece fascinar a população mundial.