Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Confirmação da Visita de Dilma Rousseff ao Japão

15 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: encontros com o imperador e imperatriz, mudanças nos protocolos do Itamaraty, nota oficial do Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão, reuniões com o premiê Shinzo Abe, visita de trabalho entre 26 a 28 de junho próximo

Uma nota oficial do Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão divulgada no dia 14 de junho informa que Dilma Vana Rousseff, Presidente da República Federativa do Brasil, irá ao Japão numa visita de trabalho, entre os dias 26 de junho, quarta-feira, e o dia 28 de junho, sexta-feira. Durante a visita, ela efetuará uma entrevista de Estado a suas majestades imperiais, ao imperador e a imperatriz que oferecerão um almoço oficial em honra à presidente. O preimeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, também terá um encontro com ela, e oferecerá um jantar à presidente.

Este tipo de nota costuma ser anunciado reciprocamente pelo Itamaraty, mas tudo indica que a atual orientação do Gabinete da Presidência da República evita divulgar suas viagens, inclusive externas, ainda que seja de conhecimento de muitos em Brasília. Outro aspecto que altera os hábitos diplomáticos é que seria a vez do primeiro-ministro japonês visitar o Brasil, depois da última visita do presidente Lula da Silva.

18231Shinzo%20Abe1--621x414

Presidente Dilma Rousseff e primeiro-ministro Shinzo Abe

Tudo indica que a visita de trabalho procurará estimular a participação japonesa no projeto de trem rápido no Brasil, que vai de Campinas, passa por São Paulo e terminará no Rio de Janeiro, que deverá ser licitado ainda nos próximos meses, inicialmente com o fornecimento da tecnologia e execução de sua operação. Numa segunda fase, seria licitada a construtora pesada que cuide da elaboração da infraestrutura física de engenharia pesada.

Outro assunto em pauta é o fornecimento de uma grande plataforma dos japoneses de apoio às atividades da Petrobras no pré-sal. Os japoneses vêm acelerando o fornecimento de tecnologia de construção naval para o atendimento local dos fornecimentos indispensáveis para as atividades offshore, tanto envolvendo o petróleo como o gás.

Existem outros interesses comerciais que estão sendo ativados entre os dois países, em que pesem as dificuldades enfrentadas pela economia mundial. O Japão procura ativar a sua economia, o mesmo acontecendo com o Brasil, e esta colaboração bilateral é de grande importância.

Tudo indica que Shinzo Abe deverá visitar o Brasil nos próximos meses, pois ele está agendado para estar presente em Buenos Aires quando se decidirá o local das Olimpíadas de 2020, onde Tóquio é uma forte candidata.