Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Promoção da Cultura e do Turismo Entre os Jovens

26 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: jovens são os mais visados, mudanças na orientação japonesa, promoção da cultura e do turismo no exterior | 2 Comentários »

Relativamente aos outros países considerados desenvolvidos, como os Estados Unidos e muitos países europeus, o Japão não contava com muita agressividade oficial para a promoção no exterior. O jornal Nikkei anuncia que mudanças estão sendo implementadas pelo governo, dentro da orientação do “Cool Japan”, nomeando embaixadores entre os jovens estrangeiros que sejam fãs de animes japoneses conhecidos como mangá, inclusive de filmes e jogos. A iniciativa começa pela Europa e pelo Sudeste Asiático. As iniciativas visam estimular a cultura pop japonesa e o turismo.

A notícia informa que o governo japonês vai selecionar 150 jovens comuns, principalmente na França, na Indonésia e em Cingapura, já no começo do mês de setembro, com base na recomendação de estudantes estrangeiros que já vivem no Japão. Entendem que nestes países o interesse pela cultura japonesa é mais acentuado. Estes jovens serão estimulados a utilizarem suas redes sociais para espalhar estas notícias entre seus amigos.

Anime Expoanime-wallpapers

Existem onde as promoções de sua cultura no exterior já estão institucionalizadas, tanto para o ensino dos seus idiomas com outros aspectos da forma com que vivem. O Japão vinha concentrando recentemente no aumento de bolsas para os jovens, independente das tradicionais concedidas pelas províncias que praticamente desapareceram. Mais recentemente estavam concentrados nas concedidas pelo Ministério da Educação, conhecido como Monbusho.

Mesmo no sentido na língua japonesa no exterior não se contava com recursos disponíveis, salvo os que atendem os filhos de funcionários japoneses expatriados para países estrangeiros.

Com o aumento da competição entre os asiáticos, com a China dando grande importância para a Fundação Confúcio, era de se esperar uma reação japonesa, que procura aproveitar a popularidade do mangá no exterior.

Muitos jovens estrangeiros estão sendo convidados para conhecerem o Japão por iniciativas do Ministério de Indústria e Comércio e da Japan Tourism Agency. Eles procuram aproveitar alguns eventos como o Tokyo International Film Festival, bem como visitas ao distrito de Akihabara, conhecido pelos equipamentos eletrônicos, ou anda a visita ao Toei Kyoto Studio Park, que é famoso pelos seus shows de ninja.

Segundo a noticia divulgada, o governo japonês planeja convidar equipes de filmagens estrangeiras, de televisão como de revistas, como de blogs relacionados com o turismo.

Seria interessante que o governo japonês divulgasse as condições necessárias para os candidatos a estas visitas.


2 Comentários para “Promoção da Cultura e do Turismo Entre os Jovens”

  1. Pablo
    1  escreveu às 23:40 em 26 de agosto de 2013:

    Olá Paulo Yokota,
    Muito boa a matéria sobre os investimentos japoneses para a promoção do país no exterior. Eu apenas espero que esta tomada de consciência não seja tardia, pois a China tem avançado muito e rapidamente na difusão de sua cultura pelo mundo, investindo pesadamente sobretudo na divulgação de seu idioma oficial. Mesmo já tendo a cultura japonesa e suas tradições enraizadas no Brasil, acredito que o Japão tenha deixado de investir ou investido muito pouco nos últimos anos, tanto na divulgação cultural quanto linguística. Fomentar uma abertura para aqueles que se interessam pelo país sem ser descendente é uma saída necessária, visto que os processos, em grande parte, ainda se restringem aos descendentes.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 15:01 em 27 de agosto de 2013:

    Caro Pablo,

    Muito obrigado pelos seus comentários. Concordo inteiramente com eles.

    Paulo Yokota