O Brasil Entrou na Moda
14 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: açaí, artigo no The Japan Times, biquínis, cachaça, churrasco, divulgação com a Copa do Mundo
Um artigo publicado no The Japan Times, escrito por Junji Yamaguchi com base na nota distribuída pela agência Kyodo, informa que o Brasil virou moda no Japão, diante das notícias relacionadas com o país diante da Copa do Mundo de 2014. Uma churrascaria de nome Carioca, existente no bairro elegante de Aoyama, em Tóquio, de propriedade do ex-astro brasileiro de futebol Ruy Ramos, que ficou famoso na J League, ainda que pouco conhecido no Brasil, aumentou as suas vendas em 20%, com a picanha fatiada como costuma ser servida para os brasileiros. As notícias que aparecem sobre o Brasil na mídia japonesa diante da próxima copa estimulam que o país entre na moda japonesa, principalmente porque o Japão também está já classificado para esta competição.
Também o chá mate gaúcho está sendo consumido, inclusive pela Coca-Cola ter lançado na forma de um tea-bag, sendo que o seu consumo aumentou 18 vezes, diante do seu alto teor de cafeína. Suas qualidades estão sendo ressaltadas, ficando conhecido como uma salada líquida. Existem estabelecimentos de chá que estão servindo este produto. Nutricionistas estão recomendando o uso deste chá nas academias, informando que o produto combinado com exercícios leves reduz a ocorrência de doenças devido aos estilos de vida urbana.
Também o açaí, proveniente da Amazônia, aumentou o seu consumo, principalmente entre as mulheres, ainda que o servido no Japão contenha mais água que o suco desta fruta tropical amazônica. Lançou-se uma versão carbonada do produto.
Também a moda brasileira, notadamente o biquíni que já era apreciada pelas consumidoras japonesas, entraram na moda, havendo vendas que estão sendo promovidas pela internet.
Já se sabia que o consumo da cachaça tinha se elevado no Japão, sendo muito apreciada na forma de caipirinha, como limão e um pouco de açúcar. É comum encontrar o produto nos menus de restaurantes e estabelecimentos destinados às bebidas.
O fato concreto é que a exposição do Brasil está favorecendo esta moda, que não se verifica somente no Japão, mas onde o futebol é bastante divulgado. Os empresários brasileiros devem aproveitar esta oportunidade para colocar seus produtos, que apresentam identificações com o Brasil, nos mercados externos, de forma que tenham uma estabilidade destes novos consumidores.
Mesmo aproveitando a moda, o Brasil é um país que tropical que desperta o interesse de muitos estrangeiros, e uma boa campanha ajudada por agências governamentais podem ampliar estes mercados de forma sustentável.