Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Valor Econômico Destaca Chieko Aoki e Tadashi Yanai

24 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: líderes com especial feeling empresarial, projetos de Chieko Aoki para o Blue Tree no Valor Econômico, Tadashi Yanai da Uniqlo merece artigo

Chieko Aoki, presidente da cadeia de hotéis Blue Tree, mostra o seu especial talento de empresária bem sucedida para informar os planos de sua ampliação para o Valor Econômico. Num setor onde se destacam as redes internacionais, que é o hoteleiro, Chieko Aoki informa sobre seus planos para ampliar a sua atual rede de 23 hotéis para 55 até 2017. Consolidada numa metrópole disputada como São Paulo, demonstra o seu especial feeling empresarial para projetos hoteleiros nas cidades brasileiras que estão se desenvolvendo, numa entrevista concedida para João José Oliveira.

Com sua confiança reforçada pela força do nome que a cadeia Blue Tree já conseguiu no Brasil, Chieko Aoki mostra que seus planos estão firmemente fundamentados nas avaliações das cidades brasileiras que apresentam as melhores tendências de desenvolvimento. Começa pela nova unidade Premium Pampulha, em Belo Horizonte, a ser inaugurada no próximo ano, com 337 apartamentos, com restaurante para 500 clientes e centro de convenções para 800 pessoas, preenchendo uma lacuna que existe naquela Capital do Estado de Minas Gerais. Todos sabem que aquela metrópole passa por um período de grande expansão, com o edital de ampliação do aeroporto de Confins já programado. Para até 2016, já estão programadas os Premiums de Alphaville, Macaé e Ribeirão Preto, os Towers de São Carlos, Valinhos, Votorantim e Itajaí, e o Park Termas em Tabuleiro. Ela procura consolidar uma cultura especial na sua empresa, pois a atividade hoteleira exige muito do relacionamento com pessoas, tanto colaboradores como clientes.

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Chieko Aoki                                            Tadashi Yanai

Tadashi Yanai concedeu a entrevista para David Pilling, do Financial Times, que não é a primeira. Foi republicado em português no Valor Econômico. Ele pretende se tornar o primeiro no varejo de vendas de roupas, superando a atual Zara. Até o momento está se espalhando pelo Hemisfério Norte, tendo chegado aos trópicos como nas Filipinas, Malásia contando com uma forte base em Cingapura. Como as estações do ano são diferentes com do Hemisfério Sul, o que é acompanhado pela moda, não ousou ingressar em países como a Nova Zelândia, Austrália ou Brasil ainda.

Os preços da rede Uniqlo impressionam, pois trabalham com grandes quantidades, utilizando materiais diferenciados, tirando o máximo partido dos recursos humanos baratos. Até recentemente, estava com a produção concentrada na China, mas com a elevação dos salários que se verifica naquele país procura deslocar parte para países como Bangaladesh, onde houve desastres afetando operários.

Ele está procurando expressar a preocupação na melhora das condições de trabalho nos países com recursos humanos abundantes, procurando mostrar sua imagem de empresário global atualizado.

Perguntado sobre o Abeconomics, afirmou que até o momento tudo caminha bem, mas se mostrou preocupado com as reformas que se fazem necessárias, como também vem ocorrendo em países emergentes e mesmo desenvolvidos que pretendem atingir um novo nível.

Como Tadashi Yanai é certamente um empresário japonês diferenciado com forte feeling pessoal, que lhe permitiu adaptar sua empresa às condições de cada local onde atua, muitos analistas se preocupam com a sua sucessão, ainda que já tenha um filho atuando na sua organização.