Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços na Educação de Alto Nível Com o Uso da Moocs

3 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: artigo na Veja, diversas oportunidades, Moocs – Massive Open Online Courses, sistemas sofisticados de educação à distância

Já tínhamos postado neste site sobre os Sistemas de Educação Internacional à Distância, incluindo informações rápidas sobre o Moocs – Massive Open Online Courses, referindo-se a todos os cursos fornecidos gratuitamente pela hoje considerada melhor Universidade do mundo, a MIT – Massachusetts Institute of Techonology. O artigo publicado pela revista Veja, elaborado por Monica Weinberg, de São Francisco, USA, e Nathalia Butti amplia em muito as informações tanto sobre os cursos postados por diversas universidades, não só dos Estados Unidos, como de outros países, inclusive iniciativas brasileiras na mesma direção.

Muitos consagrados professores que encontraram uma forma didática para atrair interessados nos seus cursos em todo o mundo, como o filósofo Michael Sandel, de Harvard, são mencionados, bem com uma lista de cursos mais procurados com o uso da internet. As jornalistas registram que está havendo uma verdadeira revolução na educação à distância, na sua maioria ministrada em inglês, mas já disponível com legendas e traduções para outros idiomas. Muitos cursos permitem uma interação entre professores e alunos, possibilitando inclusive o fornecimento de certificados, cuja validade ainda está sendo discutida.

veduca-logo

Veduca seria um portal brasileiro que hospeda Moocs nacionais e traduz conteúdos das melhores universidades do mundo. Também a Fundação Lehmann estaria traduzindo os dez cursos mais acessados por brasileiros na plataforma internacional Coursera, que ganhou destaque no artigo.

Os brasileiros estariam no gru­po dos mais interessados nestes cursos, ainda que a maioria em inglês. O artigo cita casos de alguns que estão aproveitando estas aulas, completando cursos, com a tendência do surgimento de uma neurose com vício nestes usos.

A disseminação destas técnicas de ensino à distância por muitos países mostram que uma verdadeira febre se espalhou pelo mundo, e tudo está sendo considerado como um verdadeiro laboratório para capturar os estudantes mais dotados. Isto faz com que grandes e renomadas universidades façam investimentos nestes cursos.

Ainda que muitas iniciativas sejam experimentais, adaptando-se e corrigindo alguns, mediante a interação com muitos participantes, tudo indica que estes instrumentos ampliam as possibilidades de aperfeiçoamentos dos interessados, independendo de onde estejam localizados. Na sua grande maioria, os cursos são gratuitos e alguns proporcionam certificados.

Tudo isto mostra que a revolução que começou com a informática, estendeu-se com o uso da internet, vai continuar provocando mudanças significativas de hábitos educacionais, contribuindo universalmente para a melhoria de todos que tiverem interesses nestes instrumentos.