Rakuten Anuncia a Ampliação de Suas Atividades no Brasil
14 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: lojas virtuais, notícia no Nikkei, plataforma para venda pela internet Rakuten
A Rakuten é uma empresa que funciona como uma plataforma, sendo a mais ampla no Japão, e continua ampliando suas atividades em todo mundo. Um artigo publicado no jornal econômico Nikkei informa que ela pretende ampliar da atual 535 lojas virtuais para 1.500 nos próximos 12 meses, depois da visita do seu Senior Executive Officer, Masatada Kobayashi, a São Paulo. A empresa começou a suas atividades no Brasil em abril de 2013, e já está em entendimento com outras 300 em andamento. Pretende atingir 20.000 lojas online até 2018, trabalhando com os mais variados produtos.
Ela planeja os fatores que determinam o sucesso de suas lojas populares como de calçados, móveis e outros itens que estão vendendo bem, dividindo os seus conhecimentos com os parceiros. As suas vendas globais, segundo suas informações, estão crescendo a uma inacreditável taxa de cerca de 20% ao mês, que soa exagerada para um mercado que mesmo tendo uma base baixa não aparenta crescer a este ritmo, o que poderia ser um erro com a anual.
Segundo seu anúncio, no Japão trabalham com 12 milhões de itens, principalmente em modas, eletrônicos e hobby, produtos para casa e jardins, beleza e saúde, esportes e autos, além de alimentos e bebidas, dispondo de marcas consagradas no mercado.
Segundo a notícia, o mercado brasileiro chegou a R$ 22,5 bilhões em 2012, crescendo 20% sobre o ano anterior, devendo chegar a R$ 28 bilhões neste ano, principalmente pela ampliação de sua classe média e melhoria da infraestrutura da tecnologia de informação.
O artigo informa que a Rakuten opera com lojas virtuais em 13 países e regiões, incluindo os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, Tailândia e Taiwan. No Japão, conta com mais de 40.000 lojas participantes.
Qualquer que seja a hipótese, a vinda deste tipo de organização deve aumentar a concorrência local, contribuindo para a melhoria das vendas pela internet.