Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Incrível Coreia do Norte

11 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política | Tags: artigo no The Japan Times, execuções por motivos banais, receios exagerados sobre influências de outras culturas

Uma inacreditável notícia foi publicada pelo The Japan Times com base nas informações provenientes da agência AFP informando que cerca de 80 execuções foram efetuadas nos últimos meses na Coreia do Norte, muitas pelo fato dos condenados serem acusados de assistirem a programas de TV contrabandeados da Coreia do Sul, que foi noticiado num jornal deste último país. O conservador Joong Ang Ilbo citou uma fonte não identificada, mas no mínimo um grupo de refugiados do norte confirmaram os rumores que dão credibilidade à notícia. A fonte familiarizada com os problemas internos da Coreia do Norte, que recentemente retornou daquele país, informa que as execuções ocorreram em sete cidades, no dia 3 de novembro último.

No porto leste de Wonsan, informam que as autoridades reuniram 10 mil pessoas para assistir às execuções de oito pessoas por um pelotão de fuzilamento, que foram feitas num estádio esportivo, com base na testemunha ao jornal. As informações informam que dramas sul-coreanos de televisão, que são populares inclusive no Japão, foram assistidos por estas pessoas, alguns envolvendo a prostituição. Wonsan como Pyongson foram designadas como zonas econômicas especiais para acolher investimentos estrangeiros, visando impulsionar a economia local.

Kim-Jong-un-009

Líder norte-coreano Kim Jong Un / Foto: KCNA/AFP/Getty Images

Outro site de refugiados do norte, sediado em Seul, o Daily NK, que conta com uma vasta rede de fontes da Coreia do Norte, não tinha informações sobre estas execuções. Mas outro, o Norte Korea Intellectual Solidarity, relata vários meses atrás sobre planos de uma onda de execuções públicas.

O regime do norte parece ter receio de mudanças possíveis na mentalidade das pessoas e é provável que esteja tentando assustar a população, segundo afirma este site.

Assistir a filmes estrangeiros ou a programas de televisão não sancionados pelas autoridades da Coreia do Norte é considerado uma ofensa grave. No entanto, as tecnologias para o seu controle estão sendo contornados, tanto com os DVD contrabandeados, como na forma de pen drives e mp3 players.

Além das novelas sul coreanas, alguns programas de televisão dos Estados Unidos também têm pequenos, mas ávidos acompanhantes, fazendo com que mesmo regimes rígidos não tenham condições de se manter totalmente fechados, mesmo com duras e lamentáveis medidas como estas execuções.