Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Executivos Estrangeiros Preferem Xangai na China

11 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: o problema da poluição, pesquisa publicada no China Daily, preferência por Xangai

Xangai sempre foi uma das cidades mais internacionais da China, tendo havido um período antes da Segunda Guerra Mundial onde os ingleses, os franceses e os japoneses contavam com concessões, verdadeiros bairros que eram considerados como áreas extraterritoriais, como se fossem embaixadas ou consulados. Sempre foi estratégica para os que desejavam se relacionar comercialmente com aquele país, pois o porto de Xangai é dos mais privilegiados, facilitando o intercâmbio com o exterior. Suas construções deixaram marcas que perduram até hoje, reconstruída em algumas partes. Sempre foi uma metrópole internacional, um importante centro comercial e financeiro.

Hoje, os estrangeiros que necessitam morar na China preferem Xangai por estar no litoral e sujeito a menos poluição do que Beijing, a capital, quando existem períodos críticos quando o ar se torna praticamente irrespirável, ainda que estejam sendo tomadas medidas para a sua redução. A China continua sendo a maior lançadora de CO2 do mundo, e muita da energia utilizada tem como fontes o carvão mineral e o petróleo, notadamente na indústria que tenta se tornar mais limpa, mas que demandará um vigoroso programa por décadas.

62497144

Xangai é uma das cidades da China preferidas por estrangeiros

Uma pesquisa foi efetuada por Philipp Khaytovich, um cientista do Shanghai Institutes for Biological Sciences, que está sob a Chinese Academy of Sciences, e foi publicada no China Daily. Neste ano, foram pesquisadas 29 cidades, sendo que entre as dez preferidas para morar e trabalhar estavam Xangai, Beijing, Tianjin, Guangzhou, Shenzhen, Xianmen, Nanjing, Suzhou, Hangzhou e Qingdao. Foram pesquisados 72 mil expatriados, que dominam a língua inglesa.

Apesar de Xangai e Beijing serem consideradas as preferidas, ambas enfrentam problemas de baixa qualidade de seu meio ambiente. Beijing enfrentou problemas mais severos de smog, por semanas no início de 2013, principalmente decorrente do tráfego de veículos e a queima de carvão mineral nas suas proximidades.

Ainda que Beijing seja preferido pelos seus negócios e cultura, acaba ficando mais prejudicada pela poluição, para a qual os empresários pedem medidas objetivas das autoridades.

Hoje, os empresários expatriados que necessitam trabalhar no exterior estão considerando cada vez mais os problemas do meio ambiente, exigindo cuidados especiais nas grandes metrópoles.