Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Deixados pelas Tropas Americanas no Japão

14 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Política | Tags: artigo do galês Jon MIchell no The Japan Times, dificuldades constantes, problemas deixados pelas tropas norte-americanas no Japão

O jornalista galês Jon Michell é particularmente crítico sobre os constantes problemas deixados pelas tropas norte-americanas que desde a Segunda Guerra Mundial estão estacionadas no Japão. Um problema grave foi localizado agora por trabalhadores de construção em Okinawa, onde mais de 20 barris enferrujados foram encontrados debaixo de um campo de futebol, num terreno que foi da Base Aérea de Kadena. Apesar das autoridades norte-americanas terem sempre negado a existência de tais materiais no Japão, constatou-se que são resíduos do agente laranja utilizados na Guerra do Vietnã para desfolhar as matas onde se encontravam as tropas vietcongs.

Apesar das negações das autoridades norte-americanas, os especialistas japoneses como estrangeiros confirmam os perigos destes materiais para a saúde da população local. Teriam sido enterrados em torno de 1987, e os norte-americanos ocuparam 30 bases localizadas em Okinawa, ocupando cerca de 20% de suas terras. Os dados constatados são constrangedores para os Estados Unidos que continuam sofrendo pressões para a mudança de suas bases para ilhas que continuam sob o seu domínio desde a Segunda Guerra.

0,,16955809_303,00

Durante a Guerra do Vietnã, Okinawa serviu de ponto de parada principal do Pentágono, que era a 2ª Divisão Logística do Exército dos Estados Unidos, que transportavam o chamado agente laranja. Também transportavam material danificado de volta. Muitos depoimentos de ex-militares norte-americanos confirma este uso indevido.

Muitos são os casos registrados que mostram os abusos que foram cometidos, pois não estavam autorizados pelos acordos dos japoneses com os norte-americanos. Muitas foram as reclamações apresentadas pelos japoneses, com contaminações de variadas fontes.

Estes produtos produziram contaminações não somente em Okinawa, mas inclusive nos Estados Unidos onde suas populações foram prejudicadas. Especialistas das Universidades de Ehime e Keio confirmaram a presença destes materiais contaminantes nos rabos de animais, muito acima do normal, o que pode prejudicar a saúde humana.

Em outubro último, o ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, reiterou os planos para controlar as tropas norte-americanas, concentrando na metade de uma ilha ao norte de Okinawa, o que deverá acelerar as localizações de outros depósitos de materiais contaminantes.

O artigo apresenta uma linha do tempo desde 1947, quando a contaminação de arsênico ocorreu na base de Iheya que matou oito pessoas em Okinawa. Cerca de 15 casos comprovados foram listados, até a localização destes 20 barris de desfolhantes num campo de Okinawa City neste ano.