Aperfeiçoamentos Importantes na Produção do Arroz
4 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: arroz com os genes SPIKE, cooperação japonesa com o International Rice Research Institute, produção na Ásia
Um artigo publicado no The Japan Times, originário de uma matéria distribuída pela agência noticiosa AFP-Jiji, informa que cientistas japoneses estão colaborando com o IRRI – International Rice Research Institute para um aperfeiçoamento no cereal mais importante para a alimentação humana em todo o mundo. Trata-se de um longo trabalho que começou em 1989 com o criador de variedades japonês chamado Nobuya Kobayashi, que descobriu os maravilhosos genes conhecidos como SPIKE que aumentaria a produção das plantas de 13 a 36%. Os experimentos preliminares efetuados nas Filipinas mostram que as produções da variedade Indica, um grão moderno e longo mais utilizado em todo o mundo, resultaram nestes aumentos.
Os genes SPIKE foram descobertos utilizando a variedade Japonica tropical, que é produzido na Indonésia. Foram testadas as infusões destes genes em muitas variedades na Ásia, segundo informa Tsutomu Ishimaru, chefe do programa de desenvolvimentos de variedades utilizando estes genes liderados pelo IRRI.
Os dirigentes das pesquisas informam que eles acreditam que vão continuar contribuindo para a segurança alimentar no mundo, com estes aperfeiçoamentos, envolvendo novas variedades de arroz.
Não existe por ora um cronograma para estes trabalhos, principalmente quando as novas sementes poderão ser fornecidas para os produtores agrícolas. O IRRI é uma organização não governamental que vem trabalhando desde 1960 para incorporar estas contribuições nas variedades mais utilizadas para a produção de arroz na Ásia.
Esclareceu-se que este aperfeiçoamento não envolve a modificação genética, mas somente uma melhoria convencional, pois ainda existem resistências para os que são derivados das alterações genéticas em muitas plantas.
Estas notícias são alvissareiras, pois afetam o aumento da produtividade de um dos cereais mais utilizados em todo o mundo, que ainda enfrenta problemas de fome em alguns países, notadamente os africanos e os países envolvidos em guerras.