Surpreendentes Medidas da Abeconomics
17 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: despesas da vida noturna das grandes empresas, formas de elevação dos salários, medidas surpreendentes para ativar a economia
Ainda que se possa concordar com a política japonesa para ativar a sua economia, algumas medidas heterodoxas que estão sendo tomadas surpreendem os analistas estrangeiros. De um lado, tomou-se a política chamada de easing monetary policy, que veio sendo adotada pelos Estados Unidos que acabou provocando a desvalorização do dólar, que entre outras contrapartidas resultava na valorização do yen. Mas, para estimular às exportações japonesas, as autoridades daquele país tinham que conseguir uma desvalorização do seu câmbio, ao mesmo tempo em que se perseguia uma inflação de 2% ao ano, para sair de um longo período de deflação que tinha efeitos mais deletérios.
Tentaram que suas empresas elevassem os salários para provocar um aumento da demanda, mas os resultados ainda continuam duvidosos. Agora, as autoridades econômicas, estimuladas pelo ministro Taro Aso, que sempre abusou destas despesas, autorizaram que as grandes empresas japonesas tenham parte de suas despesas com as noitadas de seus dirigentes e funcionários, inclusive em bares, parcialmente deduzidas das tributações, também visando o aumento de suas atividades destinadas ao relaxamento. O assunto mereceu uma nota no The Economist dando a impressão que o governo japonês está exagerando na sua criatividade.
Ainda que muitos estejam satisfeitos com os resultados que estão sendo obtidos pelo Abeconomics, com a valorização de suas ações no mercado de capitais, outros estão sendo prejudicados, como os agricultores e os idosos que não possuem ativos financeiros. Com o aumento dos idosos japoneses, os gastos sociais e de aposentadoria estão sendo contidos, para não elevar a dívida pública de forma exagerada.
Todos sabem que os efeitos de ativação da economia não surtem efeitos imediatos, e dependem também da melhoria que está sendo alcançada no resto do mundo, que dá seus primeiros resultados, como nos Estados Unidos.
Mas as tensões que estão aumentando, principalmente com relação aos chineses, acabam preocupando os japoneses que não se sentem ousados para aumentar suas despesas. Ainda que muitos analistas acompanhem muitas medidas heterodoxas para ativar a economia, dificilmente teriam ouvido que despesas noturnas sejam beneficiadas com incentivos fiscais.
A medida acaba sendo tão inusitada que acaba merecendo até uma referência numa revista internacional como The Economist, não sendo unânime o apoio a este tipo de ação, que certamente não se destina ao benefício dos menos favorecidos daquela economia.