Carro Popular da Nissan na Índia
11 de março de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: assistência da Datsun, Go para a faixa de US$ 5 mil, projeto indiano da Nissan
Quando se colocou a empresários japoneses da indústria automobilística que o mercado dos países emergentes comportava veículos populares, eles informavam que isto seria para os indianos e os chineses. Ainda que seja difícil para os leigos entenderem adequadamente o problema, parece que nestes países existe uma habilidade especial para a produção de veículos de baixos custos, tanto que o grupo Nissan-Renault resolveu utilizar a sua subsidiária Datsun para produzir na Índia o seu modelo Go que será lançado neste final do mês de março. Será um hatchback para competir na faixa dos veículos de US$ 5 mil, contando com mais espaço que os seus concorrentes, com velocidade de até 140 quilômetros por hora, com motor de 1,2 litro, devendo percorrer 20,6 quilômetros por litro de gasolina.
A notícia consta do Nikkei Asian Review, num artigo elaborado por Takafumi Hotta, enfatizando que o projeto é indiano onde foi desenvolvido. Mais de mil trabalhadores locais foram envolvidos no projeto que conta com 90% de componentes locais, sendo que o apoio japonês foi mínimo. O veículo mostrou-se estável e suave mesmo nas precárias estradas indianas. O interior do carro é simples, e seu móbile docking station permite aos motoristas usos do sistema de navegação e som usando o smartphones. Os jornalistas experimentaram este veículo em Hyderabad, capital do estado indiano de Andhra Pradesh.
O Datsun, desenvolvido na Índia, deverá ser lançado este mês. Foto: Nikkei
O mercado indiano é altamente competitivo e dominado pelos carros pequenos, sendo que mais de 40% é da Suzuki Motor. A Nissan pretende reforçar a sua presença na Índia, e visa o mercado do Sudeste Asiático, do Oriente Médio e da África, procurando atender as necessidades de sua família média. Até agora ela não conseguiu sucesso, o que espera conseguir com a Go da Datsun, e pretende chegar a 10% do mercado indiano.
Se conseguir bons resultados, é possível que venha se interessar também pela América do Sul, inclusive pelo Brasil, onde está com veículos de porte médio.