Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esporte e Culinária no Japão

26 de março de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: deslocamentos para conhecimentos além dos jogos, o beisebol e a culinária regional, preferência dos astros

Um artigo publicado por Steve Trautlein no The Japan Times informa sobre as promoções que estão sendo efetuadas no campeonato nacional de beisebol no Japão. Como muitas partidas são realizadas pelas diversas cidades japonesas, aproveitam-se as mesmas para atrair o público oferecendo culinárias regionais e as de preferência dos principais astros, tanto para os torcedores locais como aos visitantes. Como também diversos astros japoneses estão jogando no exterior, principalmente nos Estados Unidos, algumas estreias deles acabam provocando o aluguel de uma grande aeronave para promoverem também o turismo dos torcedores para cidades como Nova Iorque.

Uma partida disputada em Hokkaido, no norte do Japão, acabou num verdadeiro festival culinário com 18 pratos diferentes, utilizando as matérias-primas locais, bem como as especialidades pelas quais aquela região é mais renomada. Eram macarrões em caldo com espetinhos de carne, vieiras cozidas com arroz no vapor, cordeiros grelhados, croquetes de carne e camarão apimentados, Também em Yokohama ficaram conhecidos como os voltados para gourmets com petiscos chineses (a cidade tem a maior Chinatown do Japão), além dos frutos do mar, arroz com enguias, rosbifes e costeletas famosas nas cidades vizinhas. Na realidade, estava se ligando o esporte à promoção do turismo.

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Cheap and tasty local food at Yokohama Stadium, home to the DeNA BayStars. | © YDB

Um dos clubes está promovendo uma promoção com os produtores de arroz de uma região do Japão, oferecendo bolinhos deste arroz especial (onigiri) que costumam contar com recheios diferentes. Também os astros mais conhecidos estão sendo convidados para informarem sobre os pratos de sua preferência, o que acaba atraindo seus fãs, inclusive na forma de refeições completas numa caixa (bento).

Outros oferecem tigelas de arroz com carne (yakiniku) adicionado com um ovo cozido em cima. Outro clube oferece junto com o bilhete do jogo um pacote de comes e bebes na base do all you can eat and drink. Mas, também existem os tradicionais como uma tigela de macarrão (udon) com tempura que é o mais vendido por um longo período.

No Brasil, nos jogos mais importantes de futebol, os arredores dos estádios ficam repletos de vendas informais de variados tipos de alimentos para os torcedores, mas tudo poderia ser organizado para oferecer os atrativos culinários das regiões, visando adicionar um objetivo turístico.

Na realidade, no Japão, nos lugares turísticos, é muito comum encontrar iguarias, principalmente as que atraem os consumidores pelos seus odores. Lulas grelhadas com molhos especiais, por exemplo, espalham seus perfumes para distâncias respeitáveis.

Na noite japonesa, nos bairros boêmios, podem ser encontradas barracas de variados tipos, sendo famosas as que servem cozidos conhecidos como oden, que são baratos e que atraem consumidores contumazes. Pode-se afirmar que estes chegam a rivalizar com os servidos nos melhores restaurantes. Não se pode desconsiderar os alimentos que são oferecidos na rua, nos mais variados países do mundo.

Tenta-se organizar este tipo de comércio de rua em São Paulo, onde veículos são adaptados para poderem servir lanches de qualidade, com a higiene indispensável.