Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Responsabilidade Social do Futebol e da Copa do Mundo

20 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: artigo no Project Syndicate, capacidade de comunicação, estímulo ao esporte, novo enfoque nas mensagens dos patrocinadores, o que poderia ser melhorado

Neste período da Copa do Mundo, muitas das atenções de cerca de metade da população mundial acabam voltadas ao que está acontecendo nesta competição que se realiza no Brasil. Um esporte como o futebol que atraia a tantos acaba sendo utilizado pelo marketing de grandes empresas como as que estão patrocinando estes eventos, e deve-se reconhecer que sem elas não seria possível realizar um evento desta magnitude. No entanto, um artigo publicado pelo Project Syndicate por Kent Buse, da UNAIDS – Organização das Nações Unidas para a AIDS, e Sarah Hawkes, da Global Health e Wellcome Trust do Reino Unido, chama a atenção a alguns aspectos relacionados com a responsabilidade social dos envolvidos, com destaque nos assuntos relacionados com a saúde nos países pobres,

O artigo lembra que a legislação que proibia o uso do álcool nos estádios brasileiros teve que ser alterada para atender as conveniências de uma conhecida produtora de cerveja, hoje controlada por um grupo brasileiro, o que nem sempre é conhecido de todos. Também refrigerantes açucarados como fast foods que não são recomendados para a preservação da boa saúde fazem maciças publicidades, conseguindo elevar expressivamente os seus consumos, notadamente entre as populações modestas de países pobres. Como também existem produtores de materiais esportivos, mas seus preços são exorbitantes não se destinando aos esportistas pobres que poderiam melhorar seus aspectos físicos. Na realidade, o que se poderia pensar é no estímulo das responsabilidades sociais dos empresários de forma que os seus produtos poderiam ser utilizados para a melhoria da saúde.

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Kent Buse e Sarah Hawkes

Os estudiosos estão sugerindo que, além das categorias das doenças transmissíveis e não transmissíveis que são todas as outras, fosse criado o PLC – pestilentia lucro causa, os que são provocados pela ganância de lucros. Eles necessitariam deixar claras as informações dos danos que seus produtos podem provocar nos seus consumidores.

O que se espera é que os empresários, com a sua responsabilidade social, produzam refrigerantes que não contem com excesso de açúcar, se possível utilizando sucos naturais que possuem componentes nutritivos ou elementos que contribuam para a melhoria da saúde. O mesmo poderia ser dito dos alimentos que estão procurando se alterar, mas ainda não na intensidade desejada.

Também os produtores de materiais esportivos, além dos que são voltados para os praticantes de esportes que podem pagar por eles, poderiam produzir alguns populares para o uso de iniciantes pobres de alguns esportes.

Muitos empresários já consideram suas responsabilidades sociais e vêm contribuindo de diversas formas para atender necessidades da população. Mas, reconhecendo poder de marketing do futebol, seria muito interessante que os eventos como a Copa do Mundo servissem para promover atividades mais saudáveis.