Consumo Crescente de Água de Coco no Mundo
8 de julho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: a saudável água de coco, expansão surpreendente, notícia na Bloomberg, organizações de prestígio
Uma empresa que começou em Hong Kong vendendo água de coco já se expandiu por 30 diferentes mercados no mundo, mostrando que os consumidores estão descobrindo bebidas mais saudáveis. A Jing Holding, organizada por uma senhora com cinco filhos, Jane Gottschalk, que trabalhava antes no setor financeiro, atua hoje com a marca Jax Coco, segundo notícia no site de Bloomberg escrita por Bei Hu. Estreou em 2012 com o produto colocado na loja de departamento Harvey Nichols, em Londres, e hoje é encontrado na Whole Foods Market dos Estados Unidos, bem como em lugares de prestígio, como o salão de primeira classe dos trens Eurostar, no badalado Nobu de Londres, como nas Câmara Alta, Península e Four Seasons de Hong Kong. Também nas lojas da Starbuck de Hong Kong, como nos voos da Cathay Pacific. Já pensam em evoluir para outras bebidas infantis, óleo de coco, leite, açúcar e batatas fritas.
O que se espera que sejam apresentados de formas saudáveis, pois certamente necessitam de conservantes bem como outros ingredientes que podem prejudicar a saúde. A experiência da empresária com seus filhos certamente permitiu que produtos saudáveis fosse o alvo dos negócios. Quando mudou para Hong Kong tinha dificuldade de conseguir água de coco, e começaram a desenvolver este negócio que está em contínua expansão.
A produção é feita nas Filipinas, e as vendas cresceram 23% no ano passado, que evidentemente encontra com um bom esquema de marketing, contando até com reportagens em revistas especializadas como a New Nutrition Business.
Esta empresária foi advertida por muitos sobre as dificuldades deste tipo de negócios, mas mostrou que pode superar todos os obstáculos conseguindo um sucesso respeitável. Na sua divulgação, utiliza alguns astros de esportes, como de músicas populares e clássicas, mostrando a ampla gama de consumidores que consegue.
O produto é apresentado em embalagens refrigeradas, como latas ou condicionado nas caixas de Tetra Paks, para alcançar diversos estabelecimentos comerciais. Utiliza também declarações de consumidores para as suas vendas, que afirmam que o produto é saudável, quando existem muitos que contêm elementos inconvenientes.
Jane Gottschalk consegue conciliar o seu trabalho, dentro de um horário flexível com os cuidados para os seus quatro filhos. Como ela é filha de um diplomata, vivem em diversas partes do mundo. Estima-se que a água de coco vai ser um negócio que deverá chegar a US$ 2 bilhões nos próximos cinco anos, nos Estados Unidos e na Europa.
Todos apreciam o sabor levemente adocicado da água de coco, contendo potássio e magnésio, superando muitas bebidas esportivas. Também as gigantes das bebidas estão sendo atraídas por este mercado.
O que poderia se cogitar é que muitas frutas tropicais e seus sucos também fossem incluídos nestas linhas, pois apresentam também as qualidades adequadas para a preservação da saúde.