Aplicativos Japoneses Interessam Investidores da Internet
11 de agosto de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: notícia inusitada no Nikkei Asian Review, produtos japoneses neste mercado, usando estrelas brasileiras como Ivete Sangalo
Como o site do Nikkei Asian Review está publicando uma notícia inusitada de autoria de Ryota Tamaki, informando que investidores estão interessados em startups da internet japonesa, ainda que estes assuntos sejam de interesse concentrado nos jovens estamos registrando o evento. Estes aplicativos ganharam milhões de usuários em todo o mundo e a notícia informa que milhões de dólares de investidores estão aguardando novos lançamentos de Line, cujo aplicativo de bate papo on line tem passado por um sucesso global. TwitCasting seria um aplicativo que permite aos usuários transmitir ao vivo, a partir de seus smartphones, e de graça. Yosuke Akamatsu é o fundador e CEO da desenvolvedora do aplicativo, MOI. Este tipo de iniciativa tem obtido maior sucesso em outros países.
O aplicativo permite que os usuários postem comentários de textos enquanto assistem a vídeos, facilitando a comunicação ativa entre fornecedores e visualizadores de conteúdo, inclusive com maior rapidez. Os adolescentes japoneses foram os primeiros que os utilizaram e sua interface amigável o que facilitou sua rápida ascensão. Fora do Japão o TwitCasting começou a crescer em popularidade, a partir do Brasil, e já conta com 7 milhões de usuários. Ivete Sangalo usa este instrumento para se comunicar com seus fãs, como outras estrelas internacionais, mostrando a sua potencialidade até para os que não utilizam os PCs, o que parece um fato inusitado tanto no Japão como neste país.
Existem também outros aplicativos japoneses que tiram partido do mangá, apresentando figuras graciosas (kawaii), que já chegou a 25 milhões de usuários, sendo que 80% foram feitos no exterior, segundo a notícias, da CocoPPs.
Tanto o TwitCasting como o CocoPPs são livres de serem baixados e utilizados. Eles geram receitas a partir das publicidades. Como suas bases estão crescendo rapidamente, há possibilidade de que sejam estabelecidas assinaturas. Alguns desenhos estão sendo vendidos.
Informa-se que parte do sucesso deve-se a infraestrutura do smartphone muito sofisticado que é utilizado. A tecnologia de compreensão do vídeo funciona com as redes de evolução de longo prazo de quarta geração.
Aproveita-se o gosto das mulheres japonesas pelas coisas fofas que também parece apresentar um apelo internacional. Os seus conteúdos são fáceis de serem partilhados, havendo possibilidade de se adicionar outras criações.
Este sucesso parece estar despertando o interesse de muitos investidores de diversas partes do mundo no que vem acontecendo no setor no Japão.