Aumento dos Alimentos Funcionais no Mundo
29 de agosto de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: alimentos funcionais, conhecimentos antigos que estão entrando na moda, mercado em expansão, nutracêuticos
Um interessante artigo elaborado pelo professor emérito hindu Tejraj M. Aminabhavi da Soniya College of Pharmacy, Dharwad, India foi publicado pelo Nikkei Asian Review informando sobre o nutracêuticos, que seria uma junção da nutrição e farmacêutica. Ele pode ser acessado em inglês no: http://asia.nikkei.com/Tech-Science/Tech/Tejraj-M.-Aminabhavi-Nutraceuticals-advances-in-health-supplements. Segundo o autor as ervas naturais têm sido usadas na Ásia há séculos pelos antigos indianos, chineses, egípcios e sumérios da Mesopotâmia. Têm benefícios terapêuticos nas lutas contra a fadiga e a prevenção ou atrasos de doenças relacionados com a idade: artrite, câncer, síndrome metabólica, problemas cardiovasculares, Alzheimer, Huntington, osteoporose, catarata, distúrbios cerebrais entre muitos outros. A International Food Information Council definiu os alimentos que têm benefícios para a saúde, alem da nutrição básica, como “alimentos funcionais”. Estes podem variar de brócolis para alimentos enriquecidos, tais como cálcio e suco de laranja enriquecido com vitamina C, produtos à base de soja e suplementos dietéticos.
Professor Tejraj M. Aminabhavi, da Soniya College of Pharmacy,
Dharvad, India, também muito respeitado nos meios acadêmicos norte americanos.
Segundo ele, com o advento da nanotecnologia em aplicações farmacêuticas, abriram-se novos caminhos para a estabilidade, solubilidade e aumento da permeabilidade de nutracêuticos problemáticos. Muitos detalhes técnicos são fornecidos sobre as vantagens hoje possíveis nestes medicamentos no artigo mencionado.
Os nutracêuticos estão crescendo em notoriedade com o aumento da consciência dos consumidores com relação à saúde. Espera-se crescer ainda mais pelas mudanças do estilo de vida nos países emergentes no Oriente Médio, na Ásia do Pacífico e na América Latina.
Muitos produtos nutracêuticos já estão nas prateleiras, na maioria antioxidantes e probióticos, mas não muitos que utilizam a nanotecnologia, que já existem. Como os da NutraLease em Israel, os da BioDelivery Sciences International, uma empresa norte-americana e a Aquanova, uma empresa alemã.
Europa, Estados Unidos e o Japão dominam o mercado de alimentos funcionais, tendo 85% do mundial. Em 2015 nos Estados Unidos o tamanho do mercado deve chegar a US$ 90 bilhões, e o mundial a US$ 243 bilhões. Os emergentes como a Índia e o Brasil, os países da Ásia do Pacífico, como o Japão e a China devem ser grandes consumidores destes produtos.
Estas notícias são alvissareiras.