A Seca Que Afeta o Abastecimento em São Paulo
24 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: as dificuldades que vão além do abastecimento de água, cuidados adicionais, desperdícios, problemas energéticos
Um artigo publicado por Mac Margolis que coopera com diversos jornais internacionais no site da Bloomberg nos leva a algumas reflexões diante da forte seca em São Paulo, que prejudica sobretudo o abastecimento de água nesta grande metrópole. Mas, também coloca em risco o fornecimento de energia elétrica, que passa a depender de outras fontes que a hidroelétrica, com custos mais elevados, alem de outras consequências que exigem alterações no comportamento da população. Sabe-se que o problema não se resume a seca, pois há mais de 50 anos vem se apontando esta possibilidade, exigindo medidas para o suprimento de localidades distantes, o que nunca foi providenciado. Os especialistas em problemas hidráulicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo já recomendavam que se providenciassem abastecimentos como do Vale do Ribeira, que além de uma distância apreciável, exigiria a elevação da água por mais de 500 metros de diferenças de altitudes.
Na realidade, os brasileiros adquiriram uma cultura como se todos os suas necessidades fossem atendidas pela Providência, e que não haveria carência de investimentos para prover as suas demandas, num país abençoado pela natureza. Os custos destes abastecimentos nunca foram considerados e desperdícios foram praticados ao longo do tempo, sequer providenciando para que possíveis vazamentos na rede de abastecimento fossem coibidos. Nunca que providenciou o reaproveitamento da água utilizada, deixando que a poluição se tornasse um problema hoje difícil de ser contornado. Agora, premido pela necessidade, muitas alterações terão que ser providenciadas, talvez com custos mais elevados.
Situação crítica na Reserva de Cantareira
O autor do artigo estranha que a imagem do Governador Geraldo Alckmin ainda não esteja sendo afetado segundo as pesquisas de opinião para a próxima eleição. Com esta seca, além do abastecimento de água, também a produção agrícola brasileira já começa a ser afetada, tornando-se também um problema nacional, como também é o problema da energia elétrica.
O que se espera com esta dura lição é que o Brasil reformule sua cultura com relação ao abastecimento do que hoje é providenciado pela natureza. Há que se antecipar, como já era feito no passado, algumas medidas de longo prazo que assegurem as necessidades mínimas para a população, com a clara consciência que existem custos, e os pesados investimentos necessitam ser providenciados.
Não se trata somente de água e energia elétrica, mas outras limitações existentes no Brasil precisam ser encaradas, não se imaginando que os problemas podem ser resolvidos sem sacrifícios, como a atual campanha eleitoral, infelizmente, vem enfatizando pelos mais variados candidatos.