Informações Adicionais Sobre a Classe Média Brasileira
30 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: demanda esperada, dimensões apreciáveis, trabalho conjunto da Serasa Experian e a Data Popular, um estudo sobre a classe média brasileira
Duas organizações de pesquisa, a Serasa Experian já bastante conhecida pelos trabalhos que vem desenvolvendo no Brasil que conta com uma vasta experiência internacional, e a Data Popular, com experiência de mais de 10 anos principalmente nos países emergentes, anunciam que unificaram seus esforços para pesquisas um dos fenômenos mais impressionantes nos últimos anos que é a forte expansão da classe media brasileira. Hoje, a classe classificada como média ou C da população do Brasil chegaria a mais de 108 milhões de pessoas, que gastaram em 2013 algo como R$ 1,17 trilhão, movimentando 58% de crédito do país. Seria da dimensão da 12ª economia no mundo, com mais habitantes que a Alemanha, o Egito e a França.
As informações da pesquisa informam que nos próximos 12 meses estes consumidores da classe média, denominada C, pretendem adquirir dos que chamam bens individuais nos seguintes montantes: 8,5 milhões de viagens nacionais, 7,8 milhões de notebooks, 4,5 milhões de tablets, 3,9 milhões de smartphones e 3,2 milhões de viagens internacionais.
Dos bens que denominam domiciliares, pretendem adquirir: 7,8 milhões de móveis para a casa, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de geladeiras, 3,9 milhões de máquinas de lavar, 3,0 milhões de carros e 2,5 milhões de casas ou apartamentos.
Estas pesquisas se destinam a orientar as empresas, agências e profissionais de marketing, estudiosos e gestores de políticas públicas. Informam que levaram um ano para levantar estes dados, e informam que segmentaram a população utilizando 400 variáveis, considerando as informações geográficas, demográficas, creditícias e comportamentais, segundo a nota distribuída.
Segundo a Serasa Experian e a Data Popular a Classe Média continuará crescendo, estimando-se chegar a 58% da população brasileira
No trabalho eles classificaram esta classe C brasileira entre 39% que consideram batalhadores, 26% que consideram experientes, 19% que consideram promissores e 16% que consideram empreendedores.
Mesmo sem uma análise mais detalhada da metodologia utilizada, a profunda experiência das entidades envolvidas na pesquisa, há que se considerarem estes dados como confiáveis, para as finalidades que se destinam.