O Poder da Charge
8 de janeiro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Política | Tags: força de comunicação da charge, mais do que as fotografias, repercussão mundial do atentado ao Charlie Hebdo
A impressionante reação mundial, de todas as populações e os meios de comunicação social dos países mais relevantes do mundo, mostram a inequívoca força de comunicação das charges.
Charge distribuída pela AP – Associated Press no artigo de MacLeod Cartoons
Verificando a população francesa em massa manifestando publicamente sua solidariedade e todos os meios de comunicação social disponíveis no mundo repercutindo a barbaridade cometida por alguns terroristas contra o tradicional jornal francês Charlie Hebdo e os seus principais chargistas que se destacam universalmente pelo uso de seus cartoons, ninguém pode ter mais qualquer dúvida de que a charge é uma das formas mais expressivas e poderosas de comunicação social.
Mais do que palavras e fotos, as charges são poderosos instrumentos que com humor afirmam as visões de muitos, mesmo que não se possa concordar com algumas delas. Os que não possuem a capacidade de aceitá-las acabam sendo minorias não expressivas.
Até muitas autoridades e personalidades muçulmanas não concordam com a visão estreita destes terroristas. Se eles pretendiam provocar a aglutinação da grande maioria que era silenciosa, conseguiram provocar uma reação que impressiona a todos.
No fundo, a ponta dos lápis que representam os muitos que encontram formas criativas de fazer ouvir suas vozes já triunfou, e deve ajudar na convivência de todos, até dos que pensam de forma diferente. Que haja tolerância e sanidade para que inocentes migrantes muçulmanos que procuram abrigo em outros países não sejam injustamente condenados.