Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Que Os Turistas Chineses Mais Procuraram No Japão

3 de março de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias | Tags: 450 mil turistas chineses no Japão, artigo publicado no Nikkei Asian Review, visita no período do Ano Novo Lunar | 2 Comentários »

clip_image001Artigo publicado por Masahide Kimura, do Nikkei Asian Review, informa sobre o que os 450 mil turistas chineses no Japão, durante o período do Ano Novo Lunar, mais procuraram para adquirir.

Turistas chineses no Japão

O que mais os turistas chineses procuraram no Japão durante a sua visita no período do Ano Novo Lunar dá uma ideia do que estes consumidores preferiram comprar, sendo que muitos produtos podem também ser adquiridos na China, indicando suas razões. A pesquisa foi feita pela empresa japonesa Hottolink Consulting, baseada nos 205 mil comentários postados nas redes sociais chinesas – Sina Weibo, Tencent Weibo e WeChat – entre 18 a 24 de fevereiro último.

Em primeiro lugar apareceram os produtos farmacêuticos, pois os chineses consideram os japoneses mais confiáveis do que os disponíveis na China, apresentando também preços razoáveis. Muitos procuravam saber onde poderiam encontrá-los, havendo até comentários exagerados, como dos que desejavam adquirir toda a farmácia. Muitos adquiriram grandes estoques para uso por um longo período, como os que podem ser adquiridos sem receita médica, voltados para dores de cabeça.

O segundo item foram os cosméticos, havendo muitos chineses que consideram o Japão um paraíso para estes produtos. Ainda que eles sejam mais caros do que os chineses, são bem aceitos como presentes para pessoas gratas. Na realidade, com a radiação que ocorreu em Hiroshima com a bomba atômica, muitas empresas internacionais desenvolveram suas pesquisas no Japão, sendo muito recomendados os destinados para o tratamento de pele.

clip_image002

Sanitários japoneses com assentos que aquecem e permitem lavagens adequadas

O terceiro item mais procurado, e um tanto estranho, são os conhecidos assentos sanitários com sistemas sofisticados de aquecimento e lavagens. Para os idosos, nos invernos rigorosos, estes aparelhos são confortáveis, pois permitem sentar sobre uma área aquecida e permitem lavagens controladas com água no grau e volume desejado. Ainda que estes aparelhos também já estejam sendo vendidos na China, os japoneses são considerados mais confiáveis.

Para os que se acostumam a utilizá-los em lugares públicos no Japão, existem proteções para eventuais contaminações e todo o conforto que evita contatos indevidos, apresentando toda a segurança. Constata-se que estes produtos estão disseminados no exterior, principalmente no Sudeste Asiático, encontrando-se nos hotéis e restaurantes de luxo.

É preciso considerar que os chineses, principalmente, contam com todas as facilidades para estas aquisições no Japão. Os cartões de crédito chineses são bem aceitos, existem nas lojas sistemas para o tax free, muitos vendedores atendem em mandarim e as entregas podem ser feitas nas suas residências, inclusive na China, na data e horário estabelecido.

Os sistemas de vendas dos japoneses já era de ótima qualidade tanto para os clientes japoneses como estrangeiros. Com a necessidade de elevar as vendas, pois os consumidores japoneses estão se reduzindo com a diminuição da população, as demandas adicionais dos turistas, principalmente chineses, são bem-vindas.


2 Comentários para “O Que Os Turistas Chineses Mais Procuraram No Japão”

  1. Camila Barreto
    1  escreveu às 21:33 em 3 de março de 2015:

    Seu Yokota,

    Mas os chineses não detestam os japoneses? Por que compram, então, os produtos deles??

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:43 em 3 de março de 2015:

    Cara Camila Barreto,

    Obrigado pela pergunta. Inicialmente, dentro de uma população de cerca de 1 bilhão e 500 milhões de chineses sempre existem opiniões diferentes do ponto de vista político. Mas, quando se trata de comércio e assuntos econômicos, é preciso reconhecer que as relações entre os dois países é dos mais intensos, com muitos investimentos japoneses na China, muitas importações japonesas, como o Japão apresentando muitas atrações turísticas, inclusive um nível de desenvolvimento per capita mais elevado. Os chineses que estão melhorando de suas condições econômicas são hoje as maiores massas de turistas no mundo, e por o Japão ficar muito perto, o custo de turismo chinês para o Japão é dos mais baratos, inclusive com a desvalorização do yen. Tudo isto ajuda aos chineses, individualmente, procurarem vantagens com aquisições de produtos japoneses.

    Paulo Yokota