Mudanças Difíceis em Mianmar
25 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: dificuldades internacionais., mesmo com as pressões externas Mianmar não muda a sua política, restrições a Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi
Se há um caso de esperanças mundiais de mudanças no regime político, este é o caso de Mianmar. No entanto, prova-se a dificuldade de promover mudanças num país pelas pressões externas.
Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi
Depois de mantida por anos presa domiciliarmente no seu país, a ponto de ser considerada Prêmio Nobel por pacificamente tentar mudar o seu país para o regime democrático, ela é recebida mundialmente como uma grande política, mas não consegue superar o regime de Mianmar, que renova as restrições para a sua candidatura diante da possibilidade de sua vitória, o que os dirigentes militares não desejam.
O seu partido já vem boicotando as eleições para denunciar as restrições existentes diante de um regime militar que perdura por cinco décadas. Os militares, que possuem somente 25% dos assentos no parlamento, contam ainda com direito a veto. Como a maioria absoluta do parlamento é a favor de aberturas, tudo indica que perdurará um regime de força não aceito pelo resto do mundo.
Muitos países se dispunham a ajudar economicamente Mianmar, na esperança de que o regime democrático seria implantado, como é da vontade da maioria de sua população. No entanto, a oposição dos militares é muito grande, não se sabendo se a população vai continuar tentando sua mudança pacificamente.
Neste mundo globalizado, onde as informações se tornam possíveis sendo difícil manter regimes de força, Mianmar é uma demonstração de como estas mudanças são difíceis, fazendo com que muitos acabem optando pela força. É um caso lamentável que deve servir para alerta para outros regimes não democráticos que ainda subsistem pelo mundo, inclusive em países latino-americanos.