Preocupações no Japão com a Dívida Pública
30 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: duas vezes o PIB., editorial do Asahi Shimbun, o caso da Grécia
O Japão é um país que sempre contou com uma dívida pública elevada que agora já atinge mais que o dobro do seu PIB, mas financiado com recursos internos. Com os acontecimentos como os da Grécia, começam a se levantar preocupações, exigindo o seu controle, que vai ser difícil.
Dívida Pública Japonesa com relação ao seu PIB
Um editorial publicado pelo poderoso jornal Asahi Shimbun mostra a preocupação com a dimensão da dívida pública japonesa, ainda que seja financiada com recursos internos e nacionais. O aumento da dívida está ocorrendo, de forma diferente, com a política do Bank of Japan de easing monetary policy, que compra títulos públicos indiretamente, pois a legislação japonesa não permite às autoridades monetárias financiarem o Tesouro.
O jornal adverte que ninguém pode assegurar que especuladores não provoquem uma liquidação maciça dos títulos, quando os empréstimos para as empresas e para o crédito imobiliário subirão muito. A receita pública pode cair e os custos da dívida subirem, acontecendo algo parecido com o que vem ocorrendo na Grécia.
O governo, segundo o jornal, deveria controlar o crescimento desta dívida, com uma combinação dura de aumento de impostos como sobre as vendas e geração de um superávit fiscal, num prazo como o de 2020. Seria um grande sacrifício, mas indispensável, com um plano realista. O drama decorre do aumento dos custos de assistência social com o envelhecimento da população.
O jornal lembra que países europeus taxam 20% sobre os consumos, quando no Japão a taxa sobre as vendas necessita ir a 10%, o que o atual governo de Shinzo Abe teme.
O jornal adverte que o Japão chegou a um ponto crucial e terá que tomar decisões duras. Na realidade, isto está acontecendo em muitos países, mostrando que só se pode consumir o que foi produzido, pois as dívidas acabam ficando insuportáveis.