Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Financial Times Adquirido pelo Nikkei

24 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: aprovações ainda necessárias, controle acionário do Financial Times adquirido pelo grupo Nikkei do Japão, manutenção da linha editorial.

clip_image002O importante grupo inglês que controla o jornal Financial Times, um dos mais influentes no mundo, foi adquirido pelo grupo Nikkei, controlador do Nihon Keizai Shimbun, o jornal econômico mais influente no Japão. Todos os empresários e funcionários públicos japoneses têm o hábito de lê-lo.

O grupo controlador do Financial Times foi adquirido pelo grupo Nikkei

clip_image003Já circulavam informações sobre a negociação do controle do jornal Financial Times, principalmente envolvendo a possibilidade do grupo alemão Axel Springer, mas só nos últimos dias surgiu o nome do grupo japonês Nikkei para a operação que já foi finalizada e anunciada pelos dois jornais, ainda que existam muitos detalhes a serem ainda acertados, inclusive das autorizações governamentais.

Logotipo do Nihon Keizai Shimbun

Os dois jornais apresentam histórias de mais de 130 anos cada, sendo que o japonês é um pouco mais antigo. O Financial Times é de 1888, considerado o que mais obteve sucesso na venda de sua versão digital que atinge 737 mil assinantes, enquanto o Nihon Keizai Shimbun, de 1876, tem mais de 3 milhões de assinantes na sua versão impressa e 430 mil digitais. Em inglês, publica o Nikkei Asian Review.

Não se esperam mudanças nas linhas editoriais, mas certamente juntando a capacidade jornalística dos dois jornais acredita-se que a cobertura mundial será bastante ampla, sendo que os japoneses possuem maior capacidade para captar informações asiáticas, com grande importância no mundo atual.

Na realidade, muitas mudanças estão ocorrendo na imprensa mundial, pois o número de leitores tradicionais está baixando e com ela as publicidades. No entanto, a divulgação digital ainda não gera os recursos indispensáveis do ponto de vista publicitário, exigindo mudanças nas formas de administração dos seus custos.

Como se refere a uma operação inusitada, há que se aguardar que todos os assuntos sejam resolvidos depois de analisados. A possibilidade de que se acelere outras operações do tipo existe, gerando expectativas para todos que vivem das informações que são divulgadas por estes meios relevantes de comunicação social em nível global.