Importância da Imprensa Digital
18 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: mudanças na imprensa com as versões digitais, o caso do New York Times., redução das impressas
Uma notícia publicada pela Folha de S.Paulo informa que as assinaturas digitais do New York Times atingiram um milhão de assinantes, e eles esperam que em 2020 as suas receitas com elas superarão as das impressas.
A versão digital da assinatura do The New York Times já superou um milhão de usuários
Esta é uma tendência que está se observando em todo o mundo, pois as versões digitais acabam sendo transmitidas mais rapidamente neste mundo globalizado, sendo mais econômicas por dispensarem a impressão no papel, o que é importante na atual crise mundial. Mas induzem os usuários para leituras mais superficiais.
Para este site Asiacomentada, que se socorre de informações provenientes de todo o mundo, inclusive de países asiáticos como europeus e os Estados Unidos, além de centros urbanos importantes no Brasil, a possibilidade de acesso rápido é facilitada pelas versões digitais. Algumas acabam sendo completadas pelas versões impressas, pois o manuseio do papel acaba sendo mais completo, pois nem todos os detalhes acabam sendo percebidos somente nas versões digitais.
Em alguns casos, as assinaturas digitais acabam sendo mais baratas, mas pagas, principalmente quando o papel e o custo do envio dos jornais e revistas acabam implicando em custos relevantes. Mas, sempre acaba se encontrando algo mais ainda nas versões impressas, para os que estão acostumados com elas. Os trabalhos dos jornalistas profissionais necessitam ser adequadamente remunerados.
Mas, no mundo atual, a velocidade acaba sendo relevante, apesar da existência da televisão e das rádios, que nem sempre podem ser acompanhados pelos usuários, quando as digitais podem ser acessadas nos horários disponíveis, ainda que algumas notícias sejam rapidamente substituídas.
Também as matérias que exigem leituras longas e cuidadosas nem sempre podem ser obtidas somente pelas digitais, ainda que se possa imprimir parte delas. Nem sempre as fotos e os vídeos também são acessíveis pelo uso da internet.
As publicidades nos meios digitais ainda não são volumosas, exigindo-se tempo para a adaptação das mesmas de forma que tenham retornos para os patrocinadores e não irritem os usuários que não estejam interessados nelas. As agências de publicidade ainda não parecerem ter encontrado formas eficientes para atender a todos satisfatoriamente, mas acredita-se que seja questão de tempo.