Turismo dos Chineses no Japão Permitiriam Outros Alvos
24 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo no The Japan Times, confiança em produtos japoneses, outras cogitações podem ser pensadas.
Todos sabem que o turismo de chineses no Japão vem aumentando de forma que permita se cogitar de outros objetivos, pois supera em muito o dos brasileiros que vão a Miami para efetuar compras, que está passando por um arrefecimento. Neste ano, este turismo parece quadruplicar o do ano anterior.
Turistas chineses compram muitos cosméticos em Ginza
Um artigo elaborado por Philip Brasor e Masako Tsubuku foi publicado no The Japan Times e informa sobre o aumento de turistas chineses concentrados em compras, ajudando a superar o desaquecimento da demanda dos japoneses. As informações são que a desvalorização do yen, as viagens com passagens de baixo custo e o prestígio da qualidade dos produtos japoneses provocam este aumento expressivo. Mesmo os problemas com as recentes desvalorizações do Yuan, as quedas nas bolsas chinesas e os problemas políticos que estão ocorrendo entre os dois países são incapazes de provocar uma queda neste fluxo de turistas chineses, segundo declaração do presidente da empresa Laox, especializada no atendimento tax free destes produtos, que atendem muitos turistas chineses.
Muitos produtos japoneses gozam de prestígio de sua qualidade, não havendo algumas falsificações como as que ocorrem na China com produtos de grifes. Um produto muito procurado são as fraldas descartáveis que provocaram problemas na China, permitindo supor que se destinam inclusive para revendas. Informa-se que 55% dos recursos dos turistas chineses são voltados para as compras de produtos, segundo pesquisas efetuadas, quando dos demais turistas é de 35%.
76% dos turistas chineses compram confecções, 63% cosméticos e perfumes, 55% alimentos, bebidas e cigarros, 52% remédios e produtos de higiene pessoal. Apenas 37% compram eletrodomésticos. Muitos compram em lojas de departamento onde os preços são mais altos, mas proporcionam prestigio.
Estes fatos podem permitir cogitar-se o uso do turismo para a redução das tensões políticas que ainda existem entre os dois países, bem como a disseminação de boa vontade entre os dois povos, dado o reconhecimento que os japoneses preservam a qualidade dos seus produtos. Caminhar para a intensificação das relações culturais também poderiam visar estes chineses que demonstram uma tendência a ter maior simpatia pelo Japão.