Escassez de Recursos Humanos Acelera a Robotização
14 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: acelerada robotização no Japão
Um artigo elaborado por Yoshiaki Nohara sobre a robotização no Japão foi publicado no site da Bloomberg, informando que ocorrem nos mais variados setores, aumentando a produtividade.
Idosos doentes atendidos por robôs
A escassez de recursos humanos pela redução da população japonesa e pela resistência na flexibilização da imigração do exterior vem acelerando a robotização no Japão, começando pela indústria, mas avançando também pelos mais variados setores. Os atendimentos dos idosos sem possibilidade de movimentos estão sendo feitos por robôs, pela escassez de atendentes até provenientes do exterior.
O Japão figura como uma potência na robótica, estimando-se que até 2020 chegue a equipamentos no valor de US$ 5,5 bilhões, e as empresas estão aproveitando a oportunidade para aumentar suas eficiências. Em algumas, a redução dos operários chega à metade, evidentemente para as operações mais repetitivas. As tarefas mais arriscadas, como a manipulação de produtos químicos, também estão sendo robotizadas, bem como as que movimentam pesos, reduzindo os riscos de erros humanos.
Também isto está ocorrendo em outros países como a Coreia do Sul até para prestações de serviços. Existem críticos sobre os riscos de desumanização nas empresas, mas muitos operários se sentem aliviados por estarem livres de operações arriscadas. O objetivo hoje perseguido é de redução dos custos destes robôs.
Existem robôs para atendimento de idosos doentes que alertam os atendentes quando necessitam de alguma ajuda, estando acoplados aos corpos dos pacientes para fornecerem estes sinais. Os deslocamentos destes pacientes estão sendo feitos pelos robôs, livrando os humanos de dores provocados por estas assistências.
Como todas as inovações que estão sendo introduzidas rapidamente, existem ajustamentos necessários para não se criar dificuldades, como a carência de calor humano. É preciso entender que no Japão estas facetas consideradas importantes estão ficando deficientes, pela falta de recursos humanos. Espera-se que os atendimentos de caráter psicológico antes deficientes no Japão sejam compensados com a mudança das tarefas dos atendentes, exigindo-se treinamento para tanto.