Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Varejo de Roupas Também na Internet

2 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: imitando concorrentes., mudanças na Fast Retailing, uso da internet

Um artigo publicado no Nikkei Asian Review informa que o chairman da Fast Retailing, Tadashi Yanai, está reformulando suas ideias para poder concorrer com a Amazon e a Alibaba, avançando além das roupas e no uso da internet para suas vendas.

imagem

Gráfico que ilustra matéria na Nikkei Asian Review projetando a expectativa de vendas da Fast Retailing até 2020

A Fast Retailing, comandada pelo chairman Tadashi Yanai, estava concentrada nas vendas de roupas em suas lojas. Mas, verificando com as tendências observadas na Amazon, que também começou a trabalhar com roupas, e na Alibaba, que está intensificando as vendas pela internet nos Estados Unidos, decidiu mudar de orientação. Passa a trabalhar com uma ampla gama de produtos, considerando a Nestlé, Disney ou a Apple seus concorrentes, utilizando também a internet para as suas vendas, inclusive no mercado norte-americano para ampliar suas vendas no futuro. Entende que o bolso dos consumidores é comum para todos os seus gastos.

Ainda que venha evoluindo as vendas nas suas lojas, oferecendo somente produtos relativamente baratos e práticos, passou a também trabalhar com produtos de outras grifes, mais caros. Agora caminha no sentido da ampliação da gama de seus produtos, tentando tornar-se uma espécie de loja de departamento, envolvendo também outras linhas, inclusive com vendas pela internet até de produtos que precisam ser ajustados às necessidades específicas dos seus consumidores, como as roupas. Na realidade, existem peças de tamanhos padrões para muitos consumidores, permitindo trocas nas lojas quando não se ajustam ao corpo dos usuários.

Além de observar o mercado varejista de grande escala, os resultados obtidos pelos seus concorrentes pelas vendas da internet recentemente estão obrigando a mudanças de suas orientações, visando a ampliação dos seus volumes no futuro, tanto no Japão como no exterior. Com metas extremamente ousadas. Tadashi Yanai observou que a Amazon, que deve superar a Macy’s nos Estados Unidos, e a aliança da Alibaba com a Softbank também serviram de orientação.

A Fast Retailing também cuida da incorporação de novos executivos, oriundos de organizações ajudadas por eles nos seus resultados, recrutando John C Jay, diretor criativo da Wieden + Kennedy. Ele foi o responsável pelo sucesso de uma jaqueta da grife, além de campanhas eficientes da Nike e da Coca-Cola. Espera contar com a sua colaboração para traçar a visão futura da Fast Retailing. De uma venda de 1.65 trilhões de yen (US$ 13.6 bilhões) espera chegar a 5 trilhões em 2020.

Observa-se que algumas grandes empresas japonesas estão se tornando multinacionais, pois o espaço para seu crescimento não pode ficar restrito ao Japão. Elas querem envolver, além dos países asiáticos, também os Estados Unidos e alguns das Américas, escolhendo cuidadosamente os que apresentam elevadas potencialidades.