A Situação de Camboja e as Decisões de Paris
9 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: decisões de países poluidores como os Estados Unidos e a China., necessidade de ajuda internacional, o caso extremo de Camboja, um artigo do Nikkei Asian Review
Se existem países pobres que estão sendo atingido fortemente pelas irregularidades climáticas nos últimos anos, Camboja é um dos exemplos extremos que sofre com secas, inundações e outros problemas.
Camboja é considerado um dos países que sofre mais com as irregularidades climáticas
No ano passado, a Standard & Poors considerou, numa lista de 116 nações, que dos dez país mais atingidos pelas irregularidades climáticas, quatro estavam no Sudeste Asiático. Camboja, apesar da baixa emissão de dióxido de carbono, segundo o Banco Mundial só conta com 0,3 toneladas per capita enquanto a Tailândia tem 4,5 toneladas e os Estados Unidos com 17,5, é considerado o mais prejudicado com as irregularidades climáticas.
Ele também é a responsável pela maior taxa de desmatamento, projetos hidroelétricos financiados pelos chineses ajudam neste processo, e sua pesca está sendo prejudicada pelos oleodutos. Camboja pressiona para obter um fundo de US$ 100 bilhões para ajudar os seus projetos de combate aos seus problemas ambientais.
Depois de uma seca terrível, as chuvas provocaram inundações catastróficas que afetaram o Vietnã, a Tailândia e Camboja. As promessas de ações dos cambojanos soam ocas, pois existem corrupções e pouco se tem feito para corrigir a situação. Há necessidade de aumentar a sua transparência.
As catástrofes climáticas estão aumentando de intensidade e frequência, comprometendo seus esforços de desenvolvimento, mas chegou-se ao ponto extremo de ameaçar sua sobrevivência. Espera-se que as decisões tomadas em Paris ajudem a minorar os seus problemas, com o substancial aumento da cooperação internacional.
Existem conservacionistas defendendo que a meta de aquecimento global deveria baixar do cogitado 2% para 1,5%, esperando que as autoridades estejam sendo sensibilizadas pelos dramáticos problemas climáticos em curso.