National Geographic Sobre a Amazônia
19 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: contribuições a serem consideradas., resumo na Veja, trabalho de Thomas Lovejoy, visão internacional | 2 Comentários »
Muito se conhece de contribuições importantes da National Geographic e a revista Veja, que se tornou pouco interessante, apresenta um resumo elaborado por Thomas Lovejoy sobre a próxima divulgação, em português, do trabalho O Desafio do Clima, com muitos mapas sobre conhecimentos acumulados sobre a Amazônia. Aparece como uma matéria especial.
Thomas Lovejoy vem pesquisando a Amazônia por 50 anos, principalmente para a National Geographic
Entre muitos estrangeiros que vieram pesquisando a Amazônia, certamente Thomas Lovejoy, que a vem estudando deste 1965 principalmente para a National Geographic, é um dos notáveis destaques. Ele divulga na revista Veja um resumo do que deve constar da publicação O Desafio do Clima, que deve estar disponível brevemente em português, concentrando as atenções sobre a Amazônia.
Pelo resumo, é possível constatar que a publicação deve conter muitas informações relevantes, tanto das mazelas brasileiras sobre a floresta amazônica como alguns aspectos positivos, do ponto de vista de um pesquisador estrangeiro. Além do rico acervo de informações do tipo coletado pelo National Geographic sobre a flora e a fauna nas múltiplas regiões da Amazônia, extravasando os limites do Brasil, estendem-se aos países vizinhos onde ela se localiza, onde os nossos conhecimentos são limitados.
O artigo amplia a expectativa sobre esta publicação para aqueles que se interessam sobre a Amazônia, tanto pela extensão do período coberto como detalhes nem sempre conhecidos. Apesar de ser a visão de um estrangeiro, mas dificilmente os brasileiros teriam um acervo de conhecimento como o acumulado pelo National Geographic.
Por mais que eu tenha trabalhado na região por muitos anos, o prisma de observação era totalmente diferente, quer como diretor do Banco Central do Brasil, no qual tinha responsabilidades por muitos setores que extravasam o do crédito, quer como presidente do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
O autor enfatiza a importância da biodiversidade amazônica com a qual concordamos inteiramente. Mesmo existindo outros interesses nacionais, há se que preocupar ao máximo com o acervo lá existente, apesar de hoje não termos muito claro a sua importância futura. É compreensível que os profissionais relacionados com o conservadorismo deem maior importância a sua preservação, relevando outros aspectos que também precisam merecer atenções das autoridades.
Com o espírito mais aberto possível, aguardamos com elevada expectativa esta publicação que certamente aumentará sensivelmente nosso conhecimento sobre a Amazônia.
Ver
Thank you Thomas Lovejoy em
http://www.odiadobrasil.com
Caro Jota Alves,
Obrigado pela sua preciosa contribuição.
Paulo Yokota