Polêmica Sobre o Relatório da OMS Sobre Câncer e Carne
27 de outubro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: avaliação de 22 especialistas internacionais da OMS, carnes industrializadas e o câncer, consumos exagerados. | 2 Comentários »
Como o consumo de carnes, incluindo os industrializados, envolve uma parcela importante da população mundial com expressivos interesses dos seus produtores, a divulgação do cauteloso relatório de 22 especialistas internacionais da OMS – Organização Mundial da Saúde provocou grandes repercussões nas mídias sociais de todo o mundo.
Produtos industrializados que utilizam variadas carnes, que costumam conter conservantes químicos
Muitos estudos vieram sendo acumulados sobre o assunto e existem evidências que os consumos exagerados destes produtos, principalmente industrializados, podem provocar o câncer, notadamente do colo. As quantificações são cautelosas e não chegam a afirmações positivas no que se refere às carnes vermelhas consumidas sem industrializações, mesmo com a existência de indícios fortes de suas influências. Representantes dos fornecedores destes produtos contestam os relatórios afirmando que são genéricos, ainda que envolvam muitos estudos.
O relatório da OMS não chega a estabelecer relação direta da carne vermelha com o câncer, mas as tendências são fortes
O que parece recomendável é o consumo moderado da carne, pois também existem vantagens sugeridas nas alimentações quando as carnes são magras, pelas proteínas para dietas saudáveis. Há referências sobre a quantidade de consumo diário, mostrando que envolvem também bacons e outras formas do seu preparo como as linguiças, salames e salsichas.
Como os interesses econômicos envolvidos são importantes, existem pressões políticas sobre as divulgações dos estudos. Os interesses dos leitores, quando se trata da possibilidade de doenças graves como o câncer, multiplicam as divulgações pelos mais variados meios de comunicação social em todo o mundo.
Interessante, incidência de câncer ligado ao consumo de alimentos processados ….
Quem defender isso vai comprar uma briga do tamanho do mundo …
Caro Muricio Santos,
Trata-se do excesso de seu consumo de forma frequente. Mas, V. tem razão, a reação já está ocorrendo.
Paulo Yokota